O ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, na manhã desta sexta-feira (8/12), em Buenos Aires.
O encontro aconteceu no hotel Libertador, onde Milei está hospedado durante a transição, e contou com a presença da macrista Patricia Bullrich, futura ministra da Segurança da Argentina.
Também participaram do encontro aliados do ex-presidente brasileiro que estão em Buenos Aires para a posse de Milei. Estiveram na reunião:
Ciro Nogueira (PP-PI), senador;
• Gilson Machado, ex-ministro do Turismo;
• Valdemar Costa Neto, presidente do PL;
• Fabio Wajngarten, assessor de Bolsonaro;
• Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal.
Bolsonaro chegou à capital argentina na noite de quinta-feira (7/12), acompanhado da mulher, Michelle Bolsonaro, e de uma série de parlamentares bolsonaristas.
O ex-presidente ficará em Buenos Aires até segunda-feira (11/12), um dia após a posse de Milei. No sábado (9/12), Bolsonaro se encontrará na cidade com o 1º ministro da Hungria, Viktor Orbán.
Lula enviará chanceler
Já o presidente Lula, conforme antecipou a coluna, decidiu não ir à posse de Milei. Ele enviará o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, como seu representante.
Vieira fará um bate-volta para a posse do presidente argentino. A previsão é que o chanceler brasileiro chegue a Buenos Aires no sábado (9/12), véspera do evento, e volte já na segunda (11/12).