02/01/2024 às 11h16min - Atualizada em 02/01/2024 às 11h16min

Bola rola no primeiro dia do ano, e primeiro jogo é goleada de 5 a 0

Futebol não para pelo mundo, com amistosos entre seleções e campeonatos em vários países, incluindo a Inglaterra

​Em Tóquio, Sugawara e Kawamura comemoram gol do camisa 5 no amistoso entre Japão e Tailândia, vencido pelos japoneses por 5 a 0. Foto: Issei Kato - Reuters

Primeiro de janeiro de 2024. Dia da Confraternização Universal.

No Brasil e no mundo, muita gente está de férias ou de folga. Na praia ou no campo, as pessoas se reúnem com a família e os amigos para comer, beber, conversar. Para começar o ano novo de forma leve e positiva. Algumas se curam da ressaca da festa da virada.

E tem quem esteja jogando bola. Não somente de forma amadora, aquele joguinho de “casados x solteiros”, mas em alto nível.

O 1°/1 tem agendadas dezenas de jogos de futebol em vários países. O Brasil não é um deles –por aqui, só no dia 2, com o começo da Copa São Paulo de juniores.

Eram duas da tarde em Tóquio (duas da madrugada em Brasília) quando soou o apito do árbitro sul-coreano Kim Woo-sung para a primeira partida do novo ano.

O Japão, 17º colocado no ranking da Fifa, recebeu a Tailândia (113ª colocada) em amistoso entre seleções asiáticas no estádio nacional da capital japonesa.

Depois de um primeiro tempo sem abertura de contagem, coube ao meia Ao Tanaka, que atua pelo Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão da Alemanha, fazer o primeiro gol de 2024. Ele finalizou com sucesso aos 5 minutos da etapa final.

Esse tento prenunciou uma goleada. Os japoneses marcaram outras quatro vezes na meta defendida pelo goleiro Patiwat Khammai. Placar final: 5 a 0.

Um momento de alegria localizada para o Japão que precedeu um de consternação nacional, devido ao forte terremoto que atingiu parte da nação nesta segunda-feira.

O 1º de janeiro de futebol marcou ou marcará presença em outros 14 países.

A Inglaterra é o que realiza mais jogos, incluindo um da Premier League, o campeonato de elite (o líder Liverpool, do goleiro brasileiro Alisson, recebe o Newcastle, dos brasileiros Bruno Guimarães e Joelinton). Há partidas em outras sete divisões na terra do rei Charles.

Os outros países com agenda futebolística no 1°/1 são Irlanda do Norte, País de Gales (Europa), Antígua e Barbuda (América Central), Austrália (Oceania), Egito, Serra Leoa, Tanzânia (África), Arábia Saudita, China, Iêmen, Irã, Israel e Emirados Árabes Unidos (Ásia).

Os Emirados Árabes, além de jogos de competições de jovens (sub-19), abrigaria o amistoso entre China e Hong Kong, na capital Abu Dhabi.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »