15/01/2024 às 09h32min - Atualizada em 15/01/2024 às 09h32min

Parque Estadual da Serra de Jaraguá completa 26 anos; confira atrativos

Parque de Jaraguá foi criado pela lei estadual 13.247 e tem atrativos turísticos, como rampa de parapente e sítios arqueológicos

​Parque Estadual da Serra de Jaraguá (Foto: Divulgação)

Sancionada no dia 13 de janeiro de 1998 pelo então governador Maguito Vilela, a lei 13.247, que criou o Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ), completa 26 anos no próximo sábado (13).

O PESJ é uma unidade de conservação que se situa dentro do perímetro urbano de Jaraguá e que cumpre papel importante no cotidiano da população, acostumada a usar o parque para caminhadas e pedaladas. Há na região pelo menos quatro grandes grupos de caminhada, com 150 integrantes cada.

O parque é também a porta de entrada para uma rampa de parapente que tem fama nacional, e que é usada por cerca de mil praticantes da modalidade todo ano. O sistema de ventos da região favorece o parapente cross country, e é famosa a história do parapentista que decolou em Jaraguá e chegou em Rio Verde depois de 12 horas de voo.

Atualmente, a rampa passa por obras de melhoria (executadas pela prefeitura) e em breve estará apta a sediar torneios internacionais.

O chefe da unidade de conservação, Rodrigo Arantes, explica que o Parque Estadual da Serra de Jaraguá (PESJ) experimenta crescimento no fluxo de visitantes desde que foi criado o “Caminho de Cora Coralina”, que replica o trajeto feito por exploradores da região séculos atrás.

Os viajantes do Caminho de Cora e os turistas do parque contarão, a partir desse ano, com o apoio logístico da sede administrativa. A sede tem tem piscina de pedras naturais, espaço para instalação de 50 redes, banheiros, energia elétrica e wi-fi. No entorno da sede, a Semad realiza replantio de espécies nativas em uma área de três hectares.

Arqueologia
O parque tem dois importantes sítios de pesquisa arqueológica, um histórico e outro pré-histórico. O sítio histórico guarda as ruínas do Engenho São Joaquim, que foi uma tentativa de proprietários rurais da região no fim do século XVIII de recuperar a economia local após o fim do ciclo do ouro. “O engenho ainda é muito pouco explorado. Os primeiros estudos datam de 1975”, explica Rodrigo.

O outro sítio localizado no parque guarda um petroglifo com gravuras representativas de populações indígenas de pelo menos 300 anos atrás. Considera-se que tenham sido feitas pelo povo Aratu, que guarda fortes semelhanças culturais com os Caiapós do Sul (já extintos).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »