19/01/2024 às 07h23min - Atualizada em 19/01/2024 às 07h23min

Trump quer "imunidade total" para presidente dos EUA

O favorito para a indicação republicana nas eleições presidenciais de novembro enfrenta 91 acusações criminais em quatro casos, incluindo a alegada tentativa de alterar os resultados eleitorais de 2020 e a apropriação de documentos ultrassecretos ao deixar a Casa Branca

Agence France-Presse
​Em uma postagem nas redes sociais, Trump argumentou que, como presidente, tinha imunidade total contra processos - (crédito: Jim WATSON / AFP)

Donald Trump afirmou nesta quinta-feira (18/1), que o presidente dos Estados Unidos deveria ter uma "imunidade total" contra processos criminais, mesmo se suas ações "ultrapassarem a linha vermelha".

O favorito para a indicação republicana nas eleições presidenciais de novembro enfrenta 91 acusações criminais em quatro casos, incluindo a alegada tentativa de alterar os resultados eleitorais de 2020 e a apropriação de documentos ultrassecretos ao deixar a Casa Branca.

Em uma postagem nas redes sociais por volta das 2h da madrugada, Trump argumentou que, como presidente, tinha imunidade total contra processos e instou a Suprema Corte a decidir a seu favor.

"ATÉ MESMO FATOS QUE 'ULTRAPASSEM A LINHA' DEVEM ESTAR SOB IMUNIDADE TOTAL, OU SERÃO ANOS DE TRAUMA TENTANDO DETERMINAR O BEM E O MAL", afirmou Trump em sua rede Truth Social, mantendo seu estilo de escrever em maiúsculas.

Trump sugeriu que os presidentes dos Estados Unidos precisam de imunidade para tomar decisões difíceis. O republicano comparou a situação com a das forças de segurança, que precisam continuar trabalhando apesar de "policiais maçãs podres" ocasionais.

"Às vezes", escreveu Trump, "é preciso conviver com um 'ótimo, mas ligeiramente imperfeito'".

Na opinião dele, a Suprema Corte, que inclinou para a direita desde que ele nomeou três novos juízes durante seu mandato, tomará uma "decisão fácil" se tiver que decidir sobre o caso.

Um tribunal federal de apelações em Washington está atualmente analisando um recurso de Trump pedindo imunidade em um processo por seu suposto papel na tentativa de alterar o resultado das eleições de 2020, nas quais perdeu para o democrata Joe Biden.

Se os juízes rejeitarem o recurso de Trump, como antecipam a maioria dos especialistas legais, é provável que o caso chegue à Suprema Corte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »