20/01/2024 às 06h04min - Atualizada em 20/01/2024 às 06h04min

Desabamento no Setor Marista: Moradores temem rachaduras e permanecem em hotel de Goiânia

Moradores do Edifício Catas Altas decidiram por solicitar um laudo independente para averiguar a situação do prédio e das proximidades

​Imagem feita de drone mostra o estrago causado após desabamento da Rua 1128, em Goiânia.

Os moradores do Edifício Catas Altas, localizado próximo ao desabamento na Rua 1128, no Setor Marista, em Goiânia, continuam em um hotel. Apesar de laudo divulgado pela Opus Incorporadora liberar o retorno, eles temem as rachaduras e preferiram adiar a volta aos apartamentos.

Segundo a síndica do Edifício Catas Altas, Jaqueline Camargo, os moradores estão com receio de voltar para o prédio e aguardam um laudo independente ser finalizado. Os 16 moradores estão no Hotel Ibis, localizado no Setor Marista, desde o desabamento.

“Está todo mundo muito decepcionado. Ninguém quer continuar no hotel. Mas todos estamos aguardando o novo laudo”, reforça a síndica.

Desabamento no Setor Marista: Laudo da Opus liberou moradores para o retorno no dia seguinte

Segundo o laudo contratado pela Opus Incorporadora, as fissuras apresentadas no subsolo do Edifício Catas não estão relacionadas ao desabamento. O documento assinado pelo engenheiro Antônio Aparecido de Oliveira, diretor da Geometria Fundações, empresa contratada para vistoria do local, ainda aponta que foram realizada todas as verificações necessárias.

No entanto, os moradores do Edifício Catas Altas decidiram por solicitar um laudo independente para averiguar a situação do prédio e das proximidades.

Após desabamento, Rua 1128 permanece interditada em Goiânia

A Rua 1128, que parte dela desabou na madrugada da última segunda-feira (15), permanece interditada. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) o trecho não tem previsão para ser liberado.
A decisão para liberação depende da finalização das obras no local.

Nota incorporadora
A Opus Incorporadora encaminhou nesta terça, 16 de janeiro, o parecer técnico atestando com plena segurança que não existem riscos ao edifício Catas Altas decorrentes do incidente ocorrido na Rua 1128 na madrugada do dia 15. Já o parecer técnico do Edifício Villa Lobos, tem previsão para ser liberado em aproximadamente 72 horas.

O documento foi assinado pelo engenheiro especializado em fundações e contenções, Antônio Aparecido de Oliveira, com a devida emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida pelo Conselho Regional de Engenharia do Estado de Goiás (CREA). Com o parecer e a ART, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros também liberaram o retorno dos moradores para o Edifício Catas Altas.

Seguindo seu princípio de transparência, no final da manhã de hoje, a incorporadora levou seu corpo técnico para uma reunião com os moradores do Catas Altas para apresentar e explicar o parecer técnico. A pedido da Opus, o encontro foi acompanhado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e CREA. Diante do receio de alguns moradores em voltar ao prédio, a empresa e os moradores concordaram em também contratar um laudo emitido por profissional indicado de comum acordo entre incorporadora e condomínio.

A incorporadora ressalta que, embora o atual parecer já ateste a ausência de riscos para que o prédio volte a ser habitado, os esforços da empresa visam atender ao pedido dos moradores para que se sintam igualmente seguros.

O compromisso da Opus Incorporadora tem sua base na excelência de seus processos, na qualidade de suas obras, na satisfação dos clientes e no relacionamento com as pessoas, o que inclui a vizinhança de suas obras.

 São 17 anos de história, e uma jornada de inúmeros prédios construídos em Goiânia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »