Neste sábado (27), os céus goianos estão carregados de nuvens, indicando alta probabilidade de chuvas intensas, que podem alcançar até 60 mm/h, acompanhadas por rajadas de vento superiores a 70 km/h. O Estado entrou em alerta devido a essa previsão.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para o risco de chuvas intensas em grande parte de Goiás, com previsão de volume de até 80 mm por dia, além de raios. Segundo o boletim do Cimehgo, o Norte goiano está previsto para ser o mais afetado, com cerca de 55 mm de água, seguido pelo Leste e Oeste, onde a expectativa é de 50 mm. O Centro, Sudoeste e Sul de Goiás também devem ter chuvas, sendo que podem registrar cerca de 30 mm, 20 mm e 15 mm, respectivamente.
As cidades que provavelmente serão mais acometidas são Cristalina e Porangatu, com 35 mm e 30 mm. Em seguida, Rubiataba, onde a previsão é de 23 mm. Outras cidades com altas chances de tempestades são Goianésia (20 mm), Ceres (18) e Montes Claros (12), assim como Aruanã, Flores de Goiás e Luziânia, com 10 mm.
Em Alto Paraíso e Firminópolis, o Cimehgo aponta para a possibilidade de 8 mm. Já em Palmeiras de Goiás e Palminópolis, a expectativa é de 7 mm.
Temperaturas devem cair em Goiás
As temperaturas devem cair para 19°C em Goiás nos próximos dias. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas, um corredor de umidade vindo do norte do país vai favorecer o aumento de nebulosidade. Dessa forma, o estado goiano terá pancadas de chuvas e uma queda na temperatura.
André Amorim, gerente da Semad, disse que o centro norte do Estado terá muita chuva nos próximos dias. Amorim ressaltou que o tempo fechado colabora para que o clima não esquenta muito. “Como estamos no verão acaba que as pessoas não percebem a diminuição da temperatura”.
Em Goiânia, a previsão é de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima na capital pode chegar aos 29°C e a umidade relativa do ar pode variar entre 50% e 95%.