30/01/2024 às 05h58min - Atualizada em 30/01/2024 às 05h58min

Extrema direita sofre revés eleitoral na Alemanha após manifestações massivas

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) perdeu a aposta de conquistar uma segunda presidência de cantão nas eleições locais do distrito de Saale-Orla, na região oriental alemã da Turíngia

​Protestos na Alemanha - (crédito: AFP)

A extrema direita alemã sofreu um revés eleitoral neste domingo (28), após grandes manifestações no país contra seu programa, quando parecia ter um impulso irrefreável nos últimos meses.

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD) perdeu a aposta de conquistar uma segunda presidência de cantão nas eleições locais do distrito de Saale-Orla, na região oriental alemã da Turíngia.

Seu candidato, Uwe Thrume, obteve apenas 47,6% dos votos no segundo turno neste domingo, melhorando apenas 1,9 ponto em relação ao resultado do primeiro, quando seu rival conservador teve um desempenho superior e conquistou 52,4%.

A derrota do AfD, que era o favorita, foi "graças à mobilização da sociedade civil", afirmou o segundo da região da Turíngia, o social-democrata Georg Maier.

Esta eleição era uma prova após as grandes manifestações que ocorrem há duas semanas contra esse partido e seu programa, considerado racista por seus críticos.

Mais de 800 mil pessoas saíram para protestar no fim de semana em Hamburgo e Düsseldorf, denunciando a AfD e os perigos que ela representa para a democracia, segundo os organizadores.

Na semana passada, o número de participantes nos atos foi estimado em 1,4 milhão por seus organizadores.

O partido AfD, anti-imigração e antissistema, cresceu devido ao aumento da imigração e à impopularidade da coalizão no poder.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »