04/02/2024 às 08h40min - Atualizada em 04/02/2024 às 08h40min

Covid: cobertura vacinal para o imunizante bivalente é de apenas 14% em Goiás

De acordo com a SES, apesar de observar o aumento no número de casos nas últimas semanas de 2024, o quantitativo é consideravelmente menor do que o verificado no mesmo período de 2023

​Covid: cobertura vacinal para o imunizante bivalente é de apenas 14% em Goiás (Foto: Governo de Goiás)

O cobertura vacinal do imunizante bivalente contra a Covid-19, em Goiás, é 14%. A informação foi confirmada na noite de quinta-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Vale citar, a vacina bivalente promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original. Em solo goiano, houve o registro de 4.211 casos de Covid em 2024. Do montante, 1.635 registros da doença ocorreram na terceira semana de janeiro.

De acordo com a pasta, apesar de observar o aumento no número de casos nas últimas semanas de 2024, em Goiás, o quantitativo é consideravelmente menor do que o verificado no mesmo período de 2023. A SES afirma, que além da vacinação – que é a principal forma de combate ao vírus -, recomenda outras medidas outras medidas, como higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão, e o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais, que tenham diagnóstico positivo da doença ou com fatores de risco para complicações por doenças respiratórias.

A SES explica que, após as mudanças feitas pelo Ministério da Saúde e que passaram a valer no início de 2024, os imunizantes contra a Covid hoje são disponibilizados para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, por meio do Calendário Nacional de Vacinação; para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas; e para pessoas a partir de 5 anos que não foram vacinadas anteriormente ou receberam apenas uma dose (mesmo que não pertençam ao grupo prioritário).

Dados do painel da Covid
Segundo o painel da Covid, em relação a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 84,42% das pessoas vacinadas. Já acerca da segunda ou dose única, 77,34%. Ao todo, foram distribuídas, no Estado, 17,9 milhões de imunizantes. Destas, 16,3 milhões foram aplicadas (91%).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »