A International Football Association Board (Ifab) irá protocolar uma nova novidade para o futebol, o cartão azul. A informação é do jornal inglês The Telegraph, que afirmou que a entidade irá anunciar os novos protocolos nos próximos dias. Já em março, em seu congresso anual, a Ifab, que regulamenta as regras da modalidade, irá aprovar ou não a utilização do recurso nos jogos de futebol profissional.
O cartão azul irá servir para os árbitros punirem condutas antidesportivas durante os jogos de futebol. O novo recurso da arbitragem fará com que o jogador seja removido do campo por 10 minutos, caso pratiquem simulação, faltas de anti-jogo ou faltarem com respeito junto ao árbitro.
Caso algum jogador receba dois cartões azuis durante a partida, ele irá automaticamente receber o cartão vermelho e estará expulso do jogo. O atleta também poderá deixar o jogo de forma definitiva caso receba um cartão amarelo e um azul durante os 90 minutos do confronto.
Segundo o Telegraph, os testes deverão começar no verão europeu. A Copa da Inglaterra, a Women’sFA Cup e até mesmo a próxima edição da Liga dos Campeões poderão ter a novidade já para a temporada 2024/2025.
Vale destacar que a Ifab é composta pelas quatro associações de futebol do Reino Unido, e cada uma tem direito a um voto. Além delas, a Fifa tem direito a outros quatro votos. Para que o cartão azul seja aprovado, é necessário ter pelo menos seis votos favoráveis. A reunião da entidade irá ocorrer no dia 2 de março, na Escócia.