13/02/2024 às 09h57min - Atualizada em 13/02/2024 às 09h57min

​Executada em etapas, manutenção começa com limpeza, finalizando com tinta impermeabilizante | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Ação de combate à dengue visa impedir acúmulo de água da chuva na laje das estruturas; serviço já foi feito em 20 paradas localizadas em Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria

​Executada em etapas, manutenção começa com limpeza, finalizando com tinta impermeabilizante | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Mais uma ação do Governo do Distrito Federal (GDF) para combater a dengue: a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) está impermeabilizando as lajes dos abrigos de ônibus construídos em concreto. A medida visa evitar o acúmulo de água das chuvas nas coberturas e, assim, impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

Até o momento, o serviço contemplou 20 abrigos localizados em Ceilândia, Taguatinga e Santa Maria. Em 2023, as equipes atuaram na manutenção de 40 abrigos, situados no Guará, na Candangolândia, em Santa Maria, em Taguatinga e em Vicente Pires. “Vamos prosseguir com esse trabalho para passar por todas as regiões administrativas, seguindo uma priorização estabelecida com base na incidência de casos de dengue,especialmente neste período emergencial”, afirma o subsecretário de Terminais da Semob, Denyson Franklin de Souza.

Segundo ele, a manutenção é feita em etapas. Primeiro, ocorre a limpeza do local. Depois, é feito o preenchimento da laje com isopor, seguido pela aplicação de uma camada de concreto. A parte final é a pintura da área com tinta impermeabilizante. “É uma forma de garantir maior durabilidade e eficácia na proteção contra o acúmulo de água”, explica Souza.

Infiltração
Uma das paradas que receberam a impermeabilização faz parte da rotina do porteiro Janaildon de Jesus, 56 anos, morador de Ceilândia. O abrigo fica na Avenida Elmo Serejo, próximo à QNN 26. Ele conta que se sente protegido com a manutenção: “Lá em casa, a gente cuida para não dar brecha para o mosquito, então é bom que cuidem da cidade também, para que as pessoas não fiquem doentes”.

A recepcionista Leidiane Lima, 36, elogia a manutenção. Ela lembra que o acúmulo de água contribui também com a infiltração da cobertura dos abrigos. “Acaba criando lodo, e o concreto vai se deteriorando”, alerta a moradora de Taguatinga, que utiliza a parada próxima à estação de metrô Centro Metropolitana diariamente. “As pessoas também precisam parar de jogar lixo nessa parte, porque prejudica todo mundo”.

Atenção redobrada
A Semob também amplifica o combate à dengue com a desobstrução das saídas de água das paradas de ônibus. O serviço consiste em retirar os resíduos que possam estar impedindo a passagem do volume pluvial pelos canos das coberturas dos abrigos. “Infelizmente, as pessoas costumam jogar lixo em cima das paradas, como copos, garrafas e outros objetos que podem acumular água da chuva”, alerta o subsecretário.
 
Taguatinga, Santa Maria e Planaltina já tiveram abrigos contemplados com a manutenção. Atualmente, é a vez de Ceilândia. “Estamos com uma equipe de 20 colaboradores percorrendo diversas regiões para retirar o lixo e lavar os abrigos”, complementa Souza.

As equipes da pasta receberam treinamento da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF). Os técnicos em transporte aprenderam a identificar os focos de proliferação do mosquito, fazer o manejo adequado dos resíduos e usar os inseticidas e larvicidas, além de mobilizar usuários dos abrigos e terminais para participarem de ações de combate ao Aedes aegypti. O trabalho será realizado enquanto vigorar a situação de emergência na saúde pública, decretada pelo GDF por conta do risco de epidemia de dengue e outras arboviroses.

Participe
Solicitações de reformas, impermeabilização e limpeza nos abrigos de ônibus podem podem ser feitas no site da Ouvidoria, pelo número 162 ou diretamente nas administrações regionais. A população pode solicitar outros serviços, como recapeamentos de asfalto e podas de árvores. Os canais também estão abertos para melhorias, elogios e críticas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »