20/02/2024 às 08h47min - Atualizada em 20/02/2024 às 08h47min

Ex-deputado que mandou matar adolescente de 16 anos no DF é preso

Ex-deputado Carlos Xavier foi preso nesta segunda (19/2) em Brazlândia. Ele foi condenado por mandar matar suposto amante da esposa em 2004

​Reprodução/TV Globo

Foi preso nesta segunda-feira (19/2) o ex-deputado distrital Carlos Xavier, também conhecido como Adão Xavier, 62 anos (foto em destaque). O ex-parlamentar foi condenado em segunda instância a 15 anos de prisão em 2014, por ordenar o assassinato de um jovem de 16 anos que ele acreditava ser amante de sua esposa. O crime ocorreu em 2004.

Xavier está detido na 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) e foi levado ao local pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Quando foi preso, o político estava em um carro Toyota Hilux e tinha consigo R$ 1,3 mil em espécie.

O ex-deputado era procurado desde fevereiro de 2022, quando foi expedido um mandado de prisão pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

Em 2018, enquanto ainda estava foragido, o então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski concedeu habeas corpus ao político. No ano anterior, o ministro já havia concedido uma liminar autorizando que o ex-distrital permanecesse em liberdade, decisão derrubada poucos meses depois.

Assassinato
Xavier foi o primeiro deputado distrital cassado na história da Câmara Legislativa do DF. Acabou condenado pela morte do adolescente Ewerton Ferreira, no Recanto das Emas, após desconfiar que o jovem mantinha um relacionamento com sua mulher.

O corpo de Ewerton foi encontrado atrás de uma parada de ônibus. Segundo a acusação, Xavier contratou o capoeirista Eduardo Gomes da Silva, conhecido como Risadinha, Leandro Dias Duarte e um adolescente para executarem a vítima.

Em abril de 2014, ele foi condenado a 15 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo crime de homicídio. A decisão havia sido confirmada em segunda instância no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »