Canal oficial de comunicação do Governo do Distrito Federal (GDF), a Agência Brasília lança, nesta terça-feira (5), um novo portal.
A atualização busca trazer uma melhor experiência ao usuário, com acessibilidade, mais chamadas de matérias na página principal, acesso a serviços e conteúdos multimídia.
A Agência Brasília reuniu, em 2023, quase 12 milhões de visualizações de página, uma média de um milhão por mês. Mais de 2 milhões de usuários únicos acessaram o portal no ano passado e o tempo médio de acesso às páginas é de dois minutos, tempo de leitura que indica um consumo efetivo das informações levadas diariamente para a população. Ao longo de 2023, o site publicou mais de 8,4 mil matérias, sejam publicações da própria equipe da agência, sejam enviadas pelas assessorias de comunicação de secretarias, órgãos, empresas públicas e administrações regionais. São cerca de 25 notícias diárias, em média, que atualizam de forma rápida e acessível os mais diversos assuntos relacionados ao Governo do Distrito Federal.
Além da acessibilidade com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o novo portal aproxima a população do governo ao disponibilizar uma aba de serviços. Materiais como vídeos, fotos e textos produzidos pela Agência Brasília seguem à disposição dos usuários e da imprensa, inclusive dos profissionais que não podem acompanhar as agendas e pautas do governo.
“O novo site é mais responsivo e, com as mudanças, vai permitir que a população tenha acesso a um maior número de matérias na home, ficando ainda mais bem informada”
Weligton Moraes, secretário de Comunicação
“A Agência Brasília é um produto que cresceu, evoluiu e se tornou essencial para a comunicação no Distrito Federal. É um veículo com credibilidade e capilaridade imensa, utilizado como fonte de informação por dezenas de veículos e blogs. Além disso, o novo site é mais responsivo e, com as mudanças, vai permitir que a população tenha acesso a um maior número de matérias na home, ficando ainda mais bem informada”, avalia o secretário de Comunicação do DF, Weligton Moraes.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, as mudanças reforçam o compromisso do GDF com a cidadania. “O site mostra, de forma dinâmica, todo o trabalho do governo nas mais diferentes áreas. Pelo portal, o cidadão fica sabendo em primeira mão de tudo o que acontece no âmbito do Executivo. É um trabalho essencial de comunicação, uma prestação de contas de todas as secretarias, órgãos, empresas e administrações”, pontua o chefe da Casa Civil.
O novo portal também aprofunda a integração com as redes sociais da agência, outras importantes ferramentas informativas para o cidadão. No Instagram, no X (antigo Twitter), no YouTube e no Facebook da Agência e nos perfis do próprio GDF no Facebook, X e Instagram, a população recebe os conteúdos em suas linguagens específicas, ampliando o alcance e a repercussão das ações do governo.
Assim, das mais simples ações de infraestrutura nas cidades às mais importantes ações de saúde e educação, passando pelo agro, habitação, grandes obras e o lazer dos brasilienses, a Agência Brasília segue sua missão de informar aos leitores sobre tudo o que acontece no governo. Esse serviço é feito por cerca de 60 profissionais, reunidos em diferentes áreas e competências, e pode ser acompanhado diariamente no link https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/