14/03/2024 às 07h39min - Atualizada em 14/03/2024 às 07h39min

Hospital da Criança de Brasília recebe nova turma de médicos residentes

Os profissionais passam a integrar o quadro de praticantes da instituição, com a oportunidade de conquistar o título de especialista nas áreas de atuação escolhidas

​Antes de iniciarem os atendimentos, os residentes aprenderam sobre a história do hospital | Foto: Divulgação/HCB

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) acolhe, em março, uma nova turma de médicos para o Programa de Residência Médica em suas instalações. O grupo, que representa a sexta classe de residentes, é composto por 19 profissionais, vindos de diferentes regiões do país, que buscam se especializar em algum dos 11 ramos da pediatria oferecidos pelo hospital.

 “Das especialidades cirúrgicas, a cirurgia pediátrica é uma área muito nobre e que sempre admirei, por isso a escolhi”, explica Breno Baeza. Para o médico, a oportunidade de participar do programa representa uma chance de aprimorar suas habilidades, independentemente do ritmo intenso de uma sala de operações. “Serão três anos bem puxados, mas sinto que quando buscamos a residência, a finalidade é justamente essa: aprimorar-se e adquirir conhecimento”, complementa.

Letícia Ferreira, pneumopediatra residente, escolheu sua área de atuação devido ao crescimento e às novidades tecnológicas da subespecialidade. “A pneumologia pediátrica é uma área que vem crescendo muito, sempre com inovações em medicamentos e outras tecnologias. Poder trabalhar com isso em um hospital com uma estrutura tão completa permite que possamos oferecer um serviço de muita qualidade”, afirma Ferreira.

O Programa de Residência Médica do HCB é um investimento da instituição, organizado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital, que busca aumentar o número de profissionais qualificados em subespecialidades pediátricas para aprimorar os serviços oferecidos a pacientes infantis

Antes de iniciarem os atendimentos, os residentes aprenderam sobre a história do hospital, além de receberem treinamentos sobre sistemas utilizados no cotidiano operacional do HCB, controle de infecções, prescrição de medicamentos e desenvolvimento de pesquisa científica.

O Programa de Residência Médica do HCB é um investimento da instituição, organizado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa do Hospital, que busca aumentar o número de profissionais qualificados em subespecialidades pediátricas para aprimorar os serviços oferecidos a pacientes infantis. “No Distrito Federal, somente o HCB e o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) disponibilizam programas de residência nessas subespecialidades, então é uma etapa muito importante, principalmente para aqueles que voltam a trabalhar aqui, como é o caso de vários médicos que temos na equipe do hospital”, diz Caroline Veronez, analista de ensino do HCB. Desde a primeira turma, iniciada em 2019, o HCB recebeu 101 médicos residentes, incluindo os 19 novos ingressantes.

O Hospital da Criança de Brasília oferece especializações nas seguintes áreas pediátricas:
→ Alergia e imunologia;
→ Oncologia;
→ Cirurgia;
→ Endocrinologia;
→ Gastroenterologia;
→ Hematologia;
→ Medicina intensiva;
→ Nefrologia;
→ Neurologia;
→ Reumatologia;
→ Pneumologia.

Pensando, também, no lado psicológico dos novos médicos, o programa conta com a presença de uma profissional de psicologia para ajudá-los com questões que podem vir a surgir por causa das demandas da atividade. “Com essa nova classe, optamos por trazer uma psicóloga, a fim de proporcionarmos apoio emocional e bem-estar no ambiente de trabalho”, ressalta Veronez.

Os novos residentes atuarão por dois anos (três, no caso de cirurgia pediátrica) no hospital, acompanhados dos médicos que já integram as equipes da unidade. Após o período, poderão intitular-se especialistas no ramo estudado, além de contar com uma carga de experiência que agregará para toda a carreira.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »