14/03/2024 às 12h52min - Atualizada em 14/03/2024 às 12h52min

Novo Código Eleitoral abre caminho para retorno de Arruda à política em 2026

Alteração no Código Eleitoral, em tramitação no Congresso, abre o caminho para Arruda voltar à política em 2026

Fatonovo.net
​Ex-governador José Roberto Arruda – Foto: Intagram/Montagem: Fato Novo

Relatório propõe mudança na regra de inelegibilidade, o que pode beneficiar ex-governador Arruda em seus desafios na justiça

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, condenado na Operação Caixa de Pandora, pode estar a um passo de voltar à política. Um relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) sobre o novo Código Eleitoral propõe que o candidato permaneça inelegível pelo período de oito anos a partir da data da condenação, e não quando o processo for concluído e não houver mais possibilidades de recursos.

Atualmente, Arruda está inelegível por decisão da Justiça. No entanto, se a proposta de Castro for aprovada, o ex-governador poderá ter sua elegibilidade reestabelecida.

Pessoas próximas ao ex-governador acreditam que, se ele retomar a elegibilidade, sua vontade será disputar o Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026. Ele poderia, ainda, dar um passo para trás e concorrer a um mandato de deputado federal ou senador ns próximas eleições, como forma de preparar o terreno para uma candidatura ao Buriti mais tarde. No entanto, Arruda sempre expressou que quer voltar ao Palácio do Buriti, de onde saiu em meio à crise da Operação Caixa de Pandora.

 A proposta de Castro ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa.

Debate sobre inelegibilidade
A proposta de mudança na regra de inelegibilidade para crimes eleitorais tem gerado debate entre juristas e políticos. Alguns defendem que a medida é necessária para evitar que condenados por crimes graves possam voltar a ocupar cargos públicos. Outros argumentam que a proposta é inconstitucional e pode ser utilizada para perseguir adversários políticos por meio de lawfare.

O futuro de Arruda
Ainda é cedo para dizer se Arruda de fato voltará à política. A proposta de Castro ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e, mesmo que seja aprovada, o ex-governador se mantém em silêncio.

No entanto, a possibilidade de retorno de Arruda à política abre um novo capítulo na história do Distrito Federal. O ex-governador é uma figura que aquece os debates, além de um político experiente e com forte base eleitoral.

Atualmente, o ex-governador se mantém ativo nas redes sociais, publicando desde fotos e vídeos de suas atividades físicas, momentos com a família e crônicas da história recente de Brasília em seu Instagram. Neste cardápio de publicações, até poesias são postadas, ao melhor estilo Antônio Abujamra.

O que pode acontecer agora?
A proposta de Castro será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. Se for aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Se a proposta for aprovada e Arruda tiver sua elegibilidade reestabelecida, ele poderá se candidatar a qualquer cargo público nas eleições próximas eleições.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »