03/04/2024 às 06h38min - Atualizada em 03/04/2024 às 06h38min

MPRJ denuncia oito pessoas por agressões com garrafas, pedras e ovos contra deputada do PT na Região Serrana

Marina do MST foi alvo de ataques em agosto de 2023 durante evento em

​A deputada Marina do MST (PT-RJ) foi alvo de agressões durante evento em Nova Friburgo (RJ) em 2023 Divulgação

O Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou oito pessoas por agressões físicas e verbais contra a deputada Marina do MST (PT-RJ) durante evento em Nova Friburgo realizado em agosto de 2023. Durante evento realizado com a população de Lumiar, distrito da cidade serrana, a parlamentar foi alvo de ofensas verbais, empurrões e ataques com garrafas, pedras e ovos.

Ao todo, foram denunciados Jailton Barroso Eller, por incitar publicamente a prática de crime, Wanderlêi Araujo, Leandro Nascimento Longo, Manoel João Leal, Marcos Halley da Silva Klein, Aderlã de Oliveira Frez, Maria Conceição Costa e Samara Thuller de Oliveira, por injúria real e constrangimento ilegal. Na época das agressões, Marina do MST disse se tratar de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a denúncia, Jailton teria convocado pessoas para impedir a realização do encontro com a deputada um dia antes do evento, por meio de aplicativo de mensagens. No dia do ocorrido, 12 de agosto, os outros sete denunciados compareceram ao local, onde proferiram xingamentos e partiram para agressões contra a deputada.

“Note-se que o crime de injúria real em desfavor de Lucia Marina foi praticado contra funcionária pública, em razão de suas funções, bem como na presença de diversas pessoas”, diz trecho da denúncia do MPRJ.

A Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo ainda propôs a transição penal para outras três pessoas apontadas como participantes dos atos, por praticar crimes de menor potencial ofensivo no mesmo contexto. Elas devem pagar multa de um salário mínimo, além da proibição de se ausentarem da comarca em que moram por mais de 20 dias sem autorização prévia do juiz.

Na época do ocorrido, o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) publicou uma nota em solidariedade à deputada e pedindo a responsabilização dos envolvidos.

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »