05/04/2024 às 05h53min - Atualizada em 05/04/2024 às 05h53min

Novo secretário de Obras toma posse e elenca prioridades para sua gestão

Infraestrutura urbana em cidades como o Sol Nascente e ampliação da mobilidade estão entre os serviços considerados principais

​Valter Casimiro: “Só neste ano já temos R$ 2 bilhões destinados para a parte de obra, isso junto das outras pastas e empresas vinculadas, como o DER-DF” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ex-secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro Silveira tomou posse nesta quinta-feira (4) como secretário de Obras.
O gestor retorna ao governo, agora com a missão de tocar projetos importantes de infraestrutura como os dos Sol Nascente e a continuidade do Corredor Eixo Oeste e da Avenida Hélio Prates, entre outros.
 
Além dessas obras, o GDF tem investido na infraestrutura da Superquadra Park Sul (antigo SOF Sul), em projetos de drenagem em
Taguatinga, na continuidade da pavimentação em concreto na W3 Sul e também na Epig.

“Temos muita coisa em andamento; e, claro, antes da gestão do governador Ibaneis Rocha, Brasília ficou muito tempo sem fazer obras”, explica Valter Casimiro. “Então, até justifica esse canteiro de obras hoje, com essa quantidade de obras. O governador pediu para que priorizasse principalmente as áreas de urbanização nas regiões administrativas, a exemplo do Sol Nascente, da 26 de Setembro, em Vicente Pires, para que a gente possa concluir a urbanização ou iniciar, no caso do Sol Nascente.”

Mobilidade
O titular de Obras reforça que o GDF tem trabalhado para garantir mobilidade à população, com a ampliação e construção de faixas exclusivas de ônibus, como a da Avenida Hélio Prates, a ligação da EPTG com a Epig e o projeto do BRT Norte.
 
“Só neste ano já temos R$ 2 bilhões destinados para a parte de obra, isso junto das outras pastas e empresas vinculadas, como o DER-DF”, afirma o secretário. “A ideia é que a gente consiga até o ano que vem o recurso necessário para poder concluir todas as obras que estão em andamento. Pelo menos essas a gente concluir e entregar para a população.”

Valter Casimiro assume a secretaria na vaga de Luciano Carvalho, que esteve à frente da pasta entre 2020 e 2024 e fez parte da gestão durante a entrega do Túnel de Taguatinga Rei Pelé, da infraestrutura de Vicente Pires, da primeira etapa da Avenida Hélio Prates, da reforma da W3 Sul, da construção da Viaduto do Sudoeste, da requalificação da Avenida Paranoá, entre outros.

Sobre o secretário de Obras
Valter Casimiro é formado em ciências contábeis com especialização em administração financeira. Atua como secretário desde 2019. Esteve à frente do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil entre abril e dezembro de 2018. É servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), onde foi diretor de Infraestrutura Aquaviária e atuou na Diretoria-Geral. Entre 1998 e 2006, ocupou a coordenação administrativa e financeira do Ministério da Previdência Social.
 
Outras famílias também estiveram presentes e compartilharam depoimentos sobre o impacto do centro no desenvolvimento dos filhos. “O mais importante é que a gente não faz um trabalho individual com essas crianças, as famílias estão presentes o tempo todo. Você não consegue evoluir, se você não tiver a família envolvida”, explica a coordenadora do Ceal.

A alta das crianças acontece quando os objetivos terapêuticos são alcançados, tais como independência nas atividades diárias, expressão e interação social pela comunicação ou pela fala. Outro marco importante é quando os pais alcançam domínio no conhecimento e no manejo dos desafios do TEA.

“Nesse momento, as crianças são encaminhadas para os demais serviços habilitados e para a atenção primária à saúde, nas UBS, para monitoramento das funções e competências adquiridas”, afirma a especialista da SES-DF.

Sobre o Ceal
O Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni é um estabelecimento de saúde filantrópico, habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro Especializado em Reabilitação II – Modalidade Auditiva e Intelectual.

O vínculo de convênio estabelecido com o Governo do Distrito Federal (GDF), por intermédio da SES-DF, tem por objetivo garantir assistência à saúde aos usuários com deficiência auditiva, intelectual e com transtorno do espectro autista.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »