A rede estadual de saúde passou por uma transformação nos últimos cinco anos. Desde 2019, o Governo de Goiás já entregou oito novos hospitais e seis novas Policlínicas. A última unidade de saúde entregue foi o Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal), na região do Entorno do Distrito Federal, que começou a funcionar após 20 anos de espera.
Inaugurado no dia 17 de junho e já em funcionamento, o Heal atende mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste de Goiás. A obra, que custou R$ 157 milhões do Tesouro Estadual, possui quase o dobro do tamanho previsto no projeto original, com 16 mil metros quadrados de área construída e estrutura para 22 consultórios, 164 leitos, sendo 40 de UTI’s, entre estes, 20 com suporte para atender bebês e crianças.
Com investimento de mais de R$ 18 bilhões desde 2019, a gestão estadual transformou o atendimento de saúde. Antes, Goiás só contava com pouco mais de 240 leitos de UTI concentrados em apenas três cidades: Goiânia, Aparecida e Anápolis. Agora, são quase 1.000 em 23 municípios diferentes.
Foram entregues ainda, seis Policlínicas que oferecem atendimento em 21 especialidades médicas para o interior do Estado. As unidades estão nas cidades de Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, São Luís de Montes Belos e cidade de Goiás.
Recorde em cirurgias eletivas
Goiás realizou no período de janeiro do ano passado a março deste ano 180.637 cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.