08/07/2024 às 06h38min - Atualizada em 08/07/2024 às 06h38min

Juíza de SC que foi afastada por 17 anos toma posse como desembargadora;

Em um processo polêmico e controverso, ela ficou 17 anos afastada do cargo por determinação do próprio Tribunal

Depois de inúmeros recursos, juíza Érica Ferreira conseguiu o direito de voltar à magistratura (Foto: Cristiano Estrela / NCI TJSC)

Em evento ocorrido no final da tarde desta sexta-feira (5), a juíza Érica Ferreira foi empossada como nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). A magistrada tem uma trajetória conhecida no Judiciário catarinense.

Em um processo polêmico e controverso, ela ficou 17 anos afastada do cargo por determinação do próprio Tribunal. Depois de inúmeros recursos, Érica conseguiu o direito de voltar à magistratura e, agora, conseguiu a ascensão ao cargo de desembargadora (veja abaixo fotos da posse).
 
Além da vitória pessoal diante do polêmico afastamento, a eleição para a nova função é simbólica: esta é a primeira vaga dentro da nova norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece a divisão de vagas de magistrados por gênero. No discurso feito no TJ, durante a posse, a nova desembargadora fez referência a este fato:

– É um momento importante na minha vida, na vida da minha família, mas também importante para as mulheres. Eu sei que estou entrando numa vaga bem específica que tem todo um significado, isso me causa um pouco de preocupação, de responsabilidade, mas também de emoção por ter sido a escolhida pela maioria dos desembargadores para ocupar um cargo tão significativo para o Tribunal catarinense. Agora, é prestar uma Justiça rápida, eficaz, com empatia para diminuir o máximo possível o acervo, para a gente poder realmente dar o resultado que a sociedade espera.

Agora integrante do Tribunal, Érica vai atuar na 4ª Câmara Civil. A posse dela foi prestigiada por representantes do Judiciário e de outros setores da sociedade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »