O Governo do Distrito Federal (GDF) unificou a gestão das obras públicas em um mesmo sistema de monitoramento. Para otimizar a análise de dados e potencializar a gestão das obras públicas em todo o Distrito Federal, a Secretaria de Obras e Infraestrutura e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) passam a integrar o Sistema Unificado do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o SIDER.
O sistema subsidiará a gestão eficaz das obras públicas permitindo aos órgãos planejar, orientar ações e padronizar a adoção de atos mais estratégicos. Antes, o acompanhamento das obras públicas sob a responsabilidade do Poder Executivo do Distrito Federal era feito pelo Infobras, Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas do Distrito Federal. O decreto 40.030/24, publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), revogou o uso do sistema.
O sistema permitirá planejamento, orientação de ações e padronização de atos estratégicos por Secretaria de Obras, DER e Novacap | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras
“O Sistema Infobras era carente de dados que subsidiassem a tomada de decisões. Com a adoção do SIDER, a Secretaria de Obras, a Novacap e o DER-DF vão atuar em sinergia, sempre de forma estratégica, com dados atualizados que nos proporcionem a tomada de decisões mais assertivas no que se refere à execução de obras públicas”, explica Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura do DF.
O sistema já é utilizado há alguns anos pelo DER para a gestão da infraestrutura viária, de trânsito e mobilidade nas rodovias do Distrito Federal. “Essa unificação é um grande avanço para a gestão das obras”, comemora o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Estamos falando de modernização e inovação nos trâmites do poder público”, complementou o gestor.
Termo de Cooperação
Em fevereiro deste ano, Novacap e DER firmaram Termo de Cooperação Técnica para integrar a gestão de obras de artes especiais em um mesmo sistema. A parceria visa aprimorar a eficiência na tomada de decisões relacionadas aos serviços necessários para as rotinas de operações de manutenção, restauração e adequação das obras; alcançando um nível mais elevado de qualidade e conservação das OAEs.