Em menos de um mês, a Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde) da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec) conduziu mais de 2.700 exames admissionais de professores, pedagogos, orientadores educacionais e gestores educacionais e de políticas públicas nomeados para a Secretaria de Educação (SEEDF). Os servidores foram nomeados pelo governador Ibaneis Rocha em junho de 2024, na maior nomeação da história da Educação no Distrito Federal.
“A nomeação de um grande número de servidores de uma só vez mobilizou todo o corpo técnico da Subsaúde, responsável pelos exames admissionais que antecedem a posse e a entrada em exercício dos novos servidores. O desafio foi superado com dedicação, profissionalismo e compromisso público por parte da equipe envolvida”, afirma o secretário executivo de gestão administrativa da Seec, Ângelo Roncalli de Ramos Barros.
O número expressivo de exames admissionais realizados, além de ser um marco importante para a Subsaúde, inaugurou um novo método de agendamento das avaliações médicas para os candidatos nomeados a cargos públicos
O subsecretário substituto da Subsaúde, Douglas Amaral, detalha que “nos exames admissionais dos nomeados para a SEEDF, estiveram envolvidos servidores, médicos, peritos ou médicos do trabalho, administrativos, terceirizados e profissionais de enfermagem de vários setores da Subsaúde aptos para a realização dos exames admissionais em tempo recorde com eficiência e cuidado”.
O número expressivo de exames admissionais realizados, além de ser um marco importante para a Subsaúde, inaugurou um novo método de agendamento das avaliações médicas para os candidatos nomeados a cargos públicos, por meio de peticionamento online no Portal Gov.br e a geração de processos eletrônicos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A mudança para o peticionamento online tornou o processo mais ágil, gerando maior comodidade aos candidatos nomeados, uma vez que, antes, para a marcação de exames, era encaminhada uma solicitação via e-mail.
“O peticionamento gera um processo eletrônico com número no SEI e possibilita aos setores envolvidos atenderem a demanda com celeridade. Além disso, proporciona mais transparência e o acompanhamento da pessoa que gerou o peticionamento”, explica a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação da Seec, Lucirene de Almeida Carneiro. A gestora também ressalta a importância da proteção dos dados dos nomeados, já que os processos são criados com níveis específicos de restrição de acesso para documentos pessoais.
Trabalho em equipe
Analista em políticas públicas da Gerência de Promoção à Saúde do Servidor, Gilmara Araújo Santos conta que os setores envolvidos atuaram com um cronograma detalhado de atividades para que todos os exames fossem realizados no tempo correto. “Primeiramente, fizemos reuniões para conduzirmos a divisão de trabalho, com o levantamento e a organização entre os setores para a recepção dos admissionais agendados pelo Gov.br”, conta Gilmara.
Douglas Amaral detalha que antes de realizar o agendamento, os candidatos precisaram reunir documentos pessoais e realizar exames exigidos para o agendamento do admissional. “Eles tiveram que apresentar, por exemplo, exames de sangue, atestado de saúde mental, atestado de saúde física, parecer ortopédico e eletrocardiograma, entre outros exigidos para a posse”, relata.
Depois disso, para seguir o prazo de 30 dias estabelecido em lei para que os candidatos realizassem os admissionais com a Subsaúde e tomassem posse, os vários setores envolvidos começaram a realizar as avaliações. A partir da condução das avaliações, os nomeados considerados aptos pela equipe médica apresentaram a documentação exigida e puderam, então, entrar em exercício na Secretaria de Educação.
Atuaram na condução dos exames admissionais para a Educação equipes das áreas administrativa e médica da Coordenação de Promoção à Saúde e Segurança do Trabalho (COPSS), da Gerência de Saúde Mental e Preventiva (Gesm), da Gerência de Promoção à Saúde do Servidor (GPSS), da Coordenação de Perícias Médicas (Copem), da Diretoria de Perícias Médicas (Dipem), da Gerência de Readaptação Funcional (Gerf), da Diretoria de Logística e Administração (Dilog), e do Núcleo de Atendimento Médico-Pericial (Namp). A liderança dos processos foi conduzida pela subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho, Luiza Carolina Barreiros, e pelo coordenador da COPSS, Nilson Campos.