Candidato ao pódio, o atleta brasileiro do arremesso de peso Darlan Romani não participará dos Jogos Olímpicos de Paris devido a uma lesão.
“Após cuidadosa avaliação médica, foi detectada uma hérnia de disco que comprimiu e inibiu diversos reflexos musculares do corpo de Darlan”, diz comunicado da assessoria do atleta divulgado nesta terça-feira (23).
“Com isso, foi recomendado que o atleta se abstivesse de competir para focar em sua recuperação e bem-estar. Nos próximos dias, Darlan -que atualmente não consegue caminhar por conta das dores- irá passar por uma cirurgia com o dr. Renato Ueta, especialista em cirurgias de coluna, em São Paulo”, acrescenta a nota.
Darlan é o principal nome do país no arremesso de peso. Ele ficou em quinto na edição dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, quando alcançou o melhor resultado de um brasileiro na modalidade. Em Tóquio-2020, alcançou a quarta colocação na final.
Em 2022, sagrou-se campeão mundial indoor em Belgrado, na Sérvia, com uma marca de 22m53. Ele também é bicampeão panamericano em Lima 2019 e Santiago 2023.
Darlan alcançou o índice olímpico para competir em Paris durante o Troféu Brasil de Atletismo, em 2023, quando arremessou o peso a uma distância de 21m58.
Ele é a segunda baixa da delegação brasileira em Paris, que agora soma 275 atletas. O maratonista Daniel Nascimento foi flagrado em exame de doping e também não competirá na capital francesa.