O BRT Norte-Sul começa a operar no próximo sábado (31/8), em Goiânia. Com a mesma tarifa do transporte convencional, R$ 4,30, o usuário do transporte coletivo poderá cumprir um percurso de 29,6 quilômetros, do Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, ao Terminal Veiga Jardim, em Aparecida,
As obras foram iniciadas no ano de 2015 com previsão inicial de entrega para 2019.
Ao todo, 60 veículos de 14 metros vão operar a partir do próximo sábado. Eles são equipados com ar-condicionado e portas em ambos os lados.
Linhas
Com um percurso total de 29,6 km, o BRT vai contar com cinco linhas exclusivas que irão atravessar toda a capital: Terminal Veiga Jardim – Terminal Paulo Garcia; Terminal Veiga Jardim – Terminal Paulo Garcia – Semi-expresso; Atheneu – Terminal Paulo Garcia; Terminal Recanto do Bosque – Praça Cívica; Terminal Recanto do Bosque – Terminal Paulo Garcia.
A expectativa é de que o BRT Norte-Sul atenda a cerca de 1,2 milhão de viagens por mês, percorrendo aproximadamente 500 mil km.
Valor
O valor da passagem do BRT será o mesmo do transporte atual, R$ 4,30. Isso porque a nova frota de veículos será financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o governo de Goiás, sem reajuste nas tarifas.
Benefícios
Os passageiros que forem utilizar o BRT Norte-Sul também podem usar os cartões especiais de bilhetagem, como o Bilhete Único Metropolitano. O cartão possibilita um embarque e até quatro integrações gratuitas no período de 2h30, sem a necessidade de passar por terminais. O usuário paga apenas uma passagem neste trajeto. Mais de 96 mil pessoas contam com esse serviço mensalmente.
O Passe Livre do Trabalhador também pode ser usado no sistema. A modalidade oferece aos trabalhadores das empresas liberdade de uso do serviço durante todos os dias do mês. É ofertado desconto médio de 20% aos empregadores que aderirem à assinatura mensal do transporte coletivo. Cerca de 17 mil trabalhadores estão cadastrados no sistema.