04/09/2024 às 06h42min - Atualizada em 04/09/2024 às 06h42min

Lojas de enxovais são autuadas por venda de produtos com sinais de adulteração em Goiânia

Em uma das lojas foram encontrados vinhos e brinquedos sem registros

​Ao todo, 440 peças foram apreendidas entre lençóis, edredons e jogos de cama completos (Foto: Procon GO)

Duas lojas de enxovais em Goiânia foram autuadas pelo Procon Goiás na última sexta-feira (30/8) por venda de produtos com sinais de adulteração. Segundo o órgãom as irregularidades estavam em etiquetas que informavam a composição do material de um jogo de cama. Por cima da embalagem, havia um adesivo afirmando que um lençol era 100% algodão, quando, na verdade, era 65% algodão e 35% poliéster.

Durante a fiscalização, outras embalagens do mesmo produto foram encontradas com os mesmos sinais de adulteração. Algumas exibiam adesivos que constavam que o produto era de 200 fios, no entanto, quando os fiscais os descolavam, a etiqueta original consta apresentava a composição de 150 fios.

Lojas de enxovais foram autuadas por “falta de informação adequada”

Ao todo, 440 peças foram apreendidas, entre lençóis, edredons e jogos de cama completos. Todas as lojas foram autuadas segundo artigos do Código de Defesa do Consumidor, como a falta de informação adequada e clara ao consumidor, além de colocar em comercialização produtos impróprios ao uso e consumo.

As empresas têm 20 dias para apresentar defesa. Os nomes dos comércios não foram divulgados.

Vinhos encontrados
Ainda durante o trabalho de fiscalização, os agentes do Procon foram surpreendidos ao encontrarem um total de 108 garrafas de vinho no estoque de uma das lojas. Nenhuma delas apresentava rótulo com informações em português.

A bebida não possuía registro no Ministério da Agricultura e documentos fiscais que comprovassem a entrada legal no país. Os vinhos foram encaminhados para a superintendência da Polícia Federal para análise e perícia.

Brinquedos apreendidos
Além dos enxovais e das garrafas de vinho, 78 brinquedos foram apreendidos no mesmo estabelecimento. Eles não possuíam registro nos órgãos competentes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »