A reta final da Taça das Favelas está chegando. As semifinais foram realizadas e os finalistas foram definidos, com as decisões marcadas para o dia 21 de setembro, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, do Vila Nova. Quilombola Diadema e Quilombola Boa Nova avançaram para a final do masculino, enquanto Gentil Meireles e Novo Mundo duelam no feminino.
A final feminina será um confronto legítimo da capital, entre a equipe sensação da competição, Novo Mundo, contra Gentil Meireles, bicampeão da Taça das Favelas. Já no masculino, outra final inédita, com uma decisão entre comunidades quilombolas, que são povos descendentes de escravos e bem tradicionais em algumas regiões do estado de Goiás.
O jogo será entre Quilombola Diadema (Teresina de Goiás, localizada a mais de 600 km de Goiânia), que enfrentou obstáculos trágicos para chegar até a final, e Quilombola Boa Nova (Professor Jamil), atual vice-campeão, que chega pelo segundo ano consecutivo à grande decisão.
Semifinal feminina
O Gentil Meireles se garantiu na final com uma goleada diante do Orlando de Moraes, pelo placar de 5 a 0. Em busca do tricampeonato, a equipe conta com a meia-atacante Déborah, que foi eleita a Craque da Favela. No outro desafio, um placar apertado, com a vitória do Novo Mundo, por 1 a 0, contra o Carolina Parque, com o único gol sendo marcado por Jemilly.
Semifinal masculina
Na reedição da última edição da final da Taça das Favelas, o Quilombola Boa Nova desta vez levou a melhor contra o Orlando de Moraes e venceu por 1 a 0, com um golaço de Ruan Riquelme. O jovem foi eleito o Craque da Favela. Na outra chave, o Quilombola Diadema bateu o Queiroz nas penalidades, após um empate sem gols, por 6 a 5.