Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado neste domingo (22), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu a 17ª etapa do Circuito de Passeio de Bike nas RAs. A região administrativa escolhida para sediar esta edição do evento foi o Cruzeiro. Na ocasião, os ciclistas cumpriram um percurso de 10 km no interior da cidade com mais de 30,8 mil habitantes
A largada ocorreu às 9h30, no estacionamento do Ginásio do Cruzeiro. O evento, que integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2024, contou com o apoio da administração regional da cidade. Além do passeio ciclístico, a iniciativa trouxe palestras educativas e serviços de manutenção básica de bicicletas.
“Brasília tem todos os artifícios e meios para que as bicicletas sejam bem utilizadas em seu território”, destacou o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires. “O evento de hoje foi pensado para ocorrer no Dia Mundial Sem Carro, justamente para intensificar esse trabalho que o governador Ibaneis Rocha já tem feito em todo Distrito Federal em relação à utilização das bicicletas, onde, a cada dia que passa, vemos a expansão da nossa malha cicloviária, com a construção de novas ciclovias e ciclofaixas.”
O chefe do Núcleo de Campanha Educativa do Detran, Miguel Videl, afirma que o objetivo do Passeio de Bike nas RAs é estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte, conscientizar sobre os benefícios do uso da bike e destacar o papel ativo do ciclista na construção de um trânsito mais seguro.
“A nossa ideia é mostrar à comunidade local que a bicicleta também é um veículo e ela faz parte do trânsito. E esse trânsito tem que ser compartilhado, tanto com motorista, motociclista, pedestre e ciclista. Sempre lembrando que, no trânsito, o maior cuida do menor”, destacou o servidor.
Paixão sobre duas rodas
Aos 60 anos, a servidora pública Wilma Menezes comemora a chegada do programa ao Cruzeiro, cidade onde reside há 55 anos. Ela conta que começou a andar de bicicleta por necessidade e, desde então, se apaixonou pela atividade. “Há um ano e meio, eu uso bike diariamente para ir e voltar do trabalho e foi a melhor coisa da minha vida, especialmente em matéria de saúde. Eu saí do sedentarismo graças ao ciclismo”, disse.
Já Cláudio Miranda, 52, trabalha durante a semana como motorista e no tempo livre se dedica ao ciclismo. Por viver as duas realidades de perto, ele sabe da importância do trabalho desempenhado pelo Detran na conscientização dos usuários de automóveis e bicicletas.
“Já são mais de 10 anos pedalando e a segurança do ciclista melhorou muito ao longo desse período. Essas ações, como a de hoje, ajudam os motoristas a entenderem que eles também precisam fazer a sua parte no trânsito. Quanto maior a participação deles nesse debate, melhor”, avaliou.
A servidora pública Wilma Menezes comemora a chegada do programa ao Cruzeiro: “Há um ano e meio, eu uso bike diariamente para ir e voltar do trabalho e foi a melhor coisa da minha vida”
Vai de Bike
O Governo do Distrito Federal (GDF) está empenhado na ampliação da ciclomobilidade da capital. Nessa sexta-feira (20), o governador Ibaneis Rocha anunciou a criação do programa Vai de Bike, cuja meta é atingir, até 2026, a marca de mil quilômetros de ciclovias conectando os mais diferentes pontos de Brasília.
Cumprida a meta, o DF se tornará a unidade da federação com maior malha cicloviária do país. Para isso, serão investidos R$ 123 milhões na construção de 325 km de novas ciclovias e na manutenção dos 700 km já existentes. O programa será coordenado pelas secretarias de Obras e Infraestrutura (SODF), e de Transporte e Mobilidade (Semob).
Além disso, a iniciativa inclui a implementação de um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas, com 300 bikes espalhadas por pontos estratégicos do DF. O objetivo é incentivar o uso de transporte mais sustentável, proporcionando uma alternativa ao carro e ao transporte público.
Histórico
O Dia Mundial sem Carro é celebrado anualmente em 22 de setembro. A data teve origem na Europa, na década de 1990, como uma resposta ao crescente congestionamento urbano e à poluição atmosférica. O movimento foi impulsionado por ambientalistas e governos que buscavam conscientizar a população sobre o uso excessivo de automóveis e incentivar o uso de alternativas de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, transporte público e caminhadas.