02/08/2017 às 11h52min - Atualizada em 02/08/2017 às 11h52min

Quadrilhas fazem a festa em Águas Claras ao lado do governador

Notibras

Com o objetivo de ouvir as reivindicações e sugestões das quadrilhas juninas do Distrito Federal, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu os quadrilheiros para uma Roda de Conversa na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) na noite desta terça-feira (1º).

O encontro marcou a retomada do programa de governo que, em 2015 e 2016, passou por várias regiões administrativas para ouvir demandas da comunidade escolhidas por sorteio.

Depois de ouvir os representantes das quadrilhas, o governador assinou o decreto que institui a Política Brasília Junina.

“Como política, o incentivo para as quadrilhas continua mesmo depois desse governo. Assim, garantimos o Brasília Junina para outros anos”, justificou Rollemberg.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o decreto é um reconhecimento do movimento junino como representação cultural de todas as regiões de Brasília. “Ele dá maiores oportunidades, desburocratiza o processo de contratação das quadrilhas e institui chamamentos públicos e parcerias com a sociedade civil”, detalhou o titular da pasta, presente no encontro.

Entre as demandas dos representantes de quadrilhas estavam questões de segurança para os ensaios, que ocorrem nas ruas e à noite. Como solução, alguns sugeriram a abertura de espaços em escolas para os grupos ou a ocupação de locais abandonados.

O governador se comprometeu a estabelecer um diálogo entre os movimentos e a Secretaria de Educação para estudar a viabilidade da ideia de que sejam usadas unidades de ensino públicas para as quadrilhas ensaiarem.

Depois de ouvir as reivindicações, Rollemberg propôs que os representantes façam da Roac um ponto de encontro para fóruns e reuniões do segmento. “Esse espaço está aberto para o uso de vocês. Saio daqui muito entusiasmado com a perspectiva de fortalecer o movimento.”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »