03/08/2017 às 16h27min - Atualizada em 03/08/2017 às 16h27min

Começam comemorações da Semana Mundial de Amamentação e Agosto Dourado

Objetivo é promover o aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses

Assessoria de Comunicação Social

 

Muitas mães não sabem, mas a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil, além de evitar o desenvolvimento de doenças crônicas. O alerta foi feito durante o lançamento da campanha da Secretaria de Saúde em celebração à Semana Mundial de Amamentação e ao Agosto Dourado, na manhã desta quinta-feira (3), na Estação Galeria. A ação foi promovida em parceria com o programa Metrô Solidário.

 

"As doenças crônicas são as que mais crescem no Brasil, entre elas, a hipertensão, diabetes e colesterol alto. A melhor forma de preveni-las é fazer com que as crianças sejam amamentadas o maior tempo possível", disse a coordenadora dos Bancos de Leite, Miram Santos, ao entregar uma camiseta com a logo "Juntos pela amamentação" ao diretor de Administração do Metrô, Gustavo Andrade.

 

Miriam lembrou que essa é a primeira vez que a comemoração é oficial no Brasil, já que só em 12 de abril desse ano foi sancionada a Lei Federal nº 13.435, que instituiu agosto como o mês do aleitamento materno.

 

Quem passou pela Estação Galeria pode receber orientação sobre os benefícios da amamentação, bem como assistir apresentação de dança mamãe e bebê, chamada sling dance. Há, ainda, uma exposição com 20 fotografias feitas pelos profissionais Matheus Oliveira e Brito, que registram momentos sobre a amamentação. As fotos ficarão no local até quarta-feira (9) e depois seguirão para a Estação Shopping, onde permanecerá até 20 de agosto.

 

A ocasião ofereceu outras atividades como apresentações circenses, realização de testes oftalmológicos, além de aferição de pressão e glicemia. Também foram distribuídos kits para doação de leite materno compostos por pote, máscara, touca e informativos sobre a amamentação. As ações foram feitas em parceria com o Hospital dos Olhos CBV e a Faculdade Icespe.

 

Elaine Rangel, de 32 anos, participou do evento e aguarda a chegada da primeira filha. Apesar de não ter ainda a experiência de amamentar, ela já sabe que o aleitamento será muito benéfico para a bebê. "Para mim, amamentar significa uma doação de tempo, de carinho e de vida. É uma troca de afeto, de amor, cuidado que gera uma série de benefícios para a mãe e o bebê", afirmou.

 

No sábado (5), das 15h30 às 18h, no Pátio Brasil Shopping, será promovida a Hora do Mamaço – evento nacional com mobilização de mães pelas redes sociais, organizado pelo grupo Livre Maternagem. De 21 a 25 deste mês, ocorrerá o Seminário de Aleitamento Materno de Brasília 2017 e, de 28 de agosto a 1° de setembro, o Curso de Aconselhamento em Amamentação.

 

As regiões de saúde também realizarão sete cursos de capacitação para aperfeiçoar o atendimento dos profissionais à população em relação à importância do aleitamento materno. Durante todo o mês de agosto, serão realizadas atividades em toda a rede do DF, envolvendo a atenção primária, atenção hospitalar, usuários e parceiros da saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »