O funcionamento de órgãos e alguns serviços públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) poderá sofrer alteração no feriado da Proclamação da República, celebrado na próxima sexta-feira (15). A Agência Brasília traz um compilado do que muda e do que permanece inalterado. Acompanhe.
Segurança
A Defesa Civil, a Polícia Militar (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) seguem com o funcionamento de 24 horas para atendimento à população. As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA) funcionam em regime de plantão. Os órgãos trabalham todos os dias, de forma ininterrupta, incluindo fins de semana, pontos facultativos e feriados. O cidadão pode acionar os serviços pelos números 199, da Defesa Civil; 193, do Corpo de Bombeiros Militar; 190, da Polícia Militar, e 197, da Polícia Civil.
Transporte público
Os ônibus vão circular com tabela horária de domingo e o Metrô-DF, em horário de feriado, das 7h às 19h.
Detran-DF
Não haverá expediente e atendimento ao público no dia da Proclamação da República. As operações de fluidez nas rodovias distritais, Estrada Parque Ceilândia (DF-095), DF-001 (entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul), na BR-070 e na Barragem do Paranoá (período vespertino) não serão suspensas neste dia. Por se tratar de um feriado nacional, haverá Eixão do Lazer na sexta (15), das 6h às 18h.
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) informa que não haverá expediente administrativo, apenas os serviços de educação, fiscalização e engenharia de trânsito continuam, pois ocorrem em escala de plantão.
Justiça e Cidadania
As unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas. Demandas urgentes dos conselhos tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), enquanto as do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
A Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Ceilândia, funciona ininterruptamente. Já os espaços Acolher, os Ceams (unidades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e os comitês de proteção à mulher estarão fechados. Os núcleos do Direito Delas ficarão fechados, mas atenderão em regime de plantão por meio do telefone (61) 98382-0130.
Os núcleos de assistência jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) atuarão em casos urgentes durante o regime de plantão judiciário.
Na Hora e Procon
As unidades estarão fechadas tanto na sexta (15) quanto no sábado (16).
Limpeza
As unidades operacionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente. Estarão em operação a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de recuperação de recicláveis (IRRs), transbordo e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado neste link.
Cultura
Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), estarão fechados na sexta (15) a Biblioteca Nacional de Brasília, o Ibero Americano e o Complexo Cultural de Planaltina. Já o Museu Nacional da República e o Centro Cultural 3 Poderes estarão fechados entre 18 e 20 de novembro.
O Complexo Cultural de Samambaia, Cine Brasília, Centro de Dança, Museu Vivo da Memória Candanga e Museu do Catetinho estarão funcionando normalmente, de acordo com a programação prevista para a data.
Assistência social
Vão funcionar os restaurantes comunitários do Recanto das Emas, Planaltina, Pôr do Sol/Sol Nascente, Arniqueira, Itapoã, Varjão, Samambaia Expansão, São Sebastião, Sobradinho II, Paranoá e Brazlândia. As demais unidades estarão fechadas.
O atendimento será normal nos centros de referência especializados para população em situação de rua (Centros Pop), na Central de Vagas, na Unidade de Proteção Social (UPS) e nas unidades de acolhimento. Já as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) não funcionarão.
Água e luz
Não haverá atendimento presencial na sede e nos escritórios da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). As equipes de operação e manutenção trabalharão normalmente. Os consumidores podem ligar para a central de atendimento da companhia (115) e solicitar serviçosWhatsApp (61) 3029-8428. Outra opção é usar o aplicativo da Caesb para celular ou entrar no site da companhia. No portal de serviços disponível no site ou na central de atendimento, é possível fazer o agendamento.
Os serviços voltados para a sociedade, como manutenção e instalação de iluminação pública, funcionam normalmente, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB). Apenas procedimentos administrativos não estarão disponíveis na data.
As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília estarão fechadas na ocasião. A distribuidora ressalta que os canais digitais para atendimento seguirão disponíveis, pelo WhatsApp (61) 3465-9318, pelo aplicativo, por meio da Agência Virtual, e pelo número 116.
Esporte e lazer
A Torre de TV estará aberta para visitação entre as 9h e as 18h45, de 15 a 17 de novembro. O Zoológico de Brasília funcionará normalmente no feriado – os portões abrem às 8h30 e fecham às 17h. A bilheteria encerra as vendas às 16h.
Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) estarão fechados. O Parque da Cidade estará aberto normalmente, com segurança e vigilância ativa, porém a administração estará fechada. Todos os parques e unidades de conservação geridos pelo Instituto Brasília Ambiental vão funcionar normalmente.
O Jardim Botânico de Brasília funcionará normalmente, das 9h às 17h.
Trabalho
Todas as agências do trabalhador estarão fechadas.
Ceasa
O mercado da Ceasa estará fechado. As atividades serão retomadas normalmente no sábado (16).
Saúde
⇒ Samu – Atendimento 24 horas pelo telefone 192.
⇒ Emergências – As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
⇒ Saúde bucal – A assistência nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos centros de especialidades odontológicas (CEOs) será interrompida na sexta. A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, todos os dias. O pronto-socorro odontológico do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) opera no sábado e no domingo, das 7h às 19h. Já o pronto-socorro odontológico do Hospital Regional do Gama (HRG) estará disponível na sexta, das 19h à 1h, no sábado durante a tarde e, no domingo, das 7h às 19h. Confira informações sobre o programa de saúde bucal da SES-DF.
⇒ Vacinação – Haverá ações de vacinação na sexta e no sábado. A lista dos locais de atendimento estará disponível no site da Secretaria de Saúde (SES-DF).
⇒ UBSs – As unidades básicas de saúde (UBSs) ficam fechadas no feriado. No sábado, funcionarão 62 UBSs. Toda a rede reabre na segunda (18). Confira informações sobre o funcionamento de cada UBS.
⇒ Caps – As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) III funcionam sexta, sábado e domingo. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) não abrem no feriado nem no fim de semana, voltando a atender na segunda.
⇒ Farmácias de alto custo – As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecidas como farmácias de alto custo, fecham na sexta, funcionando no sábado das 7h às 12h. Mais informações estão disponíveis no site da pasta.
⇒ Ambulatórios e policlínicas – Os ambulatórios e as policlínicas não abrem sexta, sábado e domingo, atendendo normalmente na segunda-feira.
Banco
As agências do Banco de Brasília (BRB) estarão fechadas na ocasião. No sábado (16) não há atendimento bancário.