União dos projetos de conservação da bacia que abastece dois terços da capital federal será lançada na próxima quinta-feira (3)
Para fortalecer as atividades na Bacia do Descoberto e o diálogo entre governo e sociedade, será lançada nesta quinta-feira (3) a Aliança pelo Descoberto, uma interação de todos os projetos ambientais de conservação daquela região hidrográfica. A iniciativa faz parte da abertura da Semana do Descoberto, que será realizada até o dia 9.
Na solenidade, o governo de Brasília entregará a 100 produtores da região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Descoberto o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ainda está prevista a assinatura do Pacto das Águas do Guariroba.
Durante a Semana do Descoberto, serão apresentados projetos de conservação da bacia, com assinatura de acordos de cooperação técnica, debates e discussões com estudantes e moradores da região.
Participam da cerimônia os secretários do Meio Ambiente, André Lima, e de Agricultura e Abastecimento, José Guilherme Leal; o diretor-executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques; a superintendente executiva do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, Jaqueline Vieira da Silva; representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério Público e sociedade civil organizada com atuação na região.
A barragem do Rio Descoberto, na divisa oeste entre o Distrito Federal e Goiás, abastece de água de dois terços da população brasiliense. Conservar esse manancial é dever de todos e obrigação do Estado, que tem promovido ações de proteção e recuperação do reservatório e córregos.
Serviço
Lançamento da Aliança pelo Descoberto
Data: 3/11 (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, km 13, Brazlândia-DF
Mais informações e programação completa:
Gerência de Meio Ambiente - Emater-DF
(61) 3311-9339
[email protected]