08/08/2017 às 06h14min - Atualizada em 08/08/2017 às 06h14min

Crise política pode oscilar a economia do país, diz especialista

Notibras

Ao longo dos últimos três anos, o mercado vem expondo sua maneira própria de lidar com os acontecimentos políticos. Pelo menos é o que analistas e as recentes oscilações cambiais demonstraram recentemente. Uma relação que ilustra a importância de viajantes e empreendedores manterem olho no noticiário político.

O economista Chico Pessoa é um dos que confirmam a tese. “Se o mercado sente medo, ele vai buscar se proteger através do dólar. O mercado não gosta de incertezas”, explica em alusão aos recentes episódios de Brasília que interferiram no valor do dólar por aqui.

Como o Brasil funciona com o chamado câmbio flutuante desde 1999 – que é quando as leis de mercado ditam o valor da moeda cambial, por meio da relação oferta x procura – as cotações obedecem à “aversão ao risco” do mercado e seus agentes Esse medo que os faz vender o real em mãos vem da possibilidade de que o cenário mude drasticamente, devido a mudanças na política, por exemplo.

Maio de 2017 foi didático para ilustrar essa interdependência, quando o dólar subiu mais de 8% num único dia – depois da notícia do grampo do Presidente da República. Outros exemplos podem ser usados de 2013 a este ano, como quando a moeda dos Estados Unidos bateu seu recorde com R$ 4,00, em janeiro de 2016.

Episódios como o impeachment de Dilma Rousseff, a condução coercitiva do ex-Presidente Lula ou a prisão de Eduardo Cunha também foram responsáveis por grandes oscilações no valor do dólar para o real, para cima ou para baixo. Essas variações também deixam viajantes e empreendedores inseguros, já que seus planos dependem da cotação de moedas estrangeiras.

Por isso cada vez mais pessoas procuram os sites de câmbio online, onde, sem sair de casa, podem comparar diferentes taxas para troca de moedas. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Julio Mereb defende que a melhor arma para esse momento é a informação: “tem que pesquisar. Existe uma grande diferença entre as casas de câmbio”.

Além da multiplicidade de casas pesquisadas, comparar o câmbio e suas taxas online otimiza sua precisão de valor dado o tempo real da pesquisa. Também permite a possibilidade de barganhar. Dependendo da quantidade de dinheiro, alguns sites que fazem o serviço dispõem a opção para o usuário propor uma oferta personalizada, cabendo às corretoras aceitar ou não.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »