A ponte sobre Rio das Almas na BR-153, no município de Nova Glória, Goiás, está em risco, segundo alerta do engenheiro e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Rodrigo Carvalho da Mata. O professor comparou o sistema estrutural da ponte com a que caiu sobre o Rio Tocantins, em Estreito, no Maranhão, ambas da década de 60. A concessionária Ecovias do Araguaia negou a estrutura esteja comprometida.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Rodrigo Carvalho explica que a estrutura com 360 metros de comprimento é composta por dois pórticos isostáticos e apresenta sinais preocupantes que demandam atenção urgente.
O professor destacou ainda aspectos críticos, como o papel do dente Gerber e dos apoios na estabilidade. Conforme ele, as cargas máximas permitidas passaram de 32 toneladas (NB2, 1950) para até 45 toneladas (NBR 7188), enquanto veículos modernos transportam até 74 toneladas.
O professor explicou que, apesar de um reforço feito na Ponte Rio das Almas com proteção externa, ou seja, quando se coloca cabos de aço do lado de fora para reforçar a estrutura, ainda há risco no local. “A ponte do Estreito, que rompeu no Maranhão, também foi reforçada dessa maneira. E com o passar do tempo, ela roeu. Com certeza, por ausência de manutenção”, explica.
Para ele, dependendo do custo da manutenção, seria mais viável a construção de uma nova estrutura. “Se eu tenho uma ponte que o custo da intervenção de reforço é muito alto, então ela se tornou obsoleta. Eu preciso reconstruir uma nova ponte para demandar as cargas atuais”, afirma.
“Desde 2019, eu tenho trabalhado com informações e pesquisas sobre a malha viária brasileira. E recentemente, no site do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), tem algumas informações lá que existem aproximadamente 700 pontes no Brasil que merecem atenção sobre a autarquia deles”, afirma.
Outro alerta que o professor faz é sobre o peso dos veículos que passam diariamente pelas pontes. Em um artigo pulicado em 2021, Rodrigo Carvalho da Mata realizou a comparação das tipologias de caminhões homologados pelo DNIT a partir da Resolução nº 640, de 14 de dezembro de 2016, que altera a Resolução CONTRAN nº 211, de 13 de novembro de 2006, a qual estabelece os requisitos necessários para a circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC) em que a concessão da Autorização Especial de Trânsito (AET) de veículos com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) passa de 74 para 91 toneladas, o trem-tipo da ABNT NBR 7188 (2013), para pontes que suportam solicitações variáveis referente a veículos com peso total de 450 kN (45 ton).
“E quando a gente analisa essas ações com transbordo de carga, você coloca em risco a ponte. Se não tem um órgão que regula, que fiscaliza e gere essas cargas, vai passar caminhão com 100 toneladas”, concluí.
Nota na íntegra da Ecovias do Araguaia sobre a ponte sobre o Rio das Almas
“A Ecovias do Araguaia, concessionária do Grupo EcoRodovias, esclarece que a estrutura sobre o Rio das Almas, localizada no km 284 da BR-153/GO, conforme vistoria técnica recente, está em condições seguras, não oferecendo assim riscos à segurança dos condutores.
Reiteramos que, anualmente, são realizadas avaliações técnicas por especialistas em todas as pontes e viadutos do sistema rodoviário sob nossa concessão. No caso específico da Obra de Arte Especial (OAE) sobre o Rio das Almas, a estrutura passou recentemente por uma avaliação detalhada, sem identificar qualquer patologia que comprometa sua capacidade estrutural. Além disso, com o avanço das obras de duplicação previstas para o trecho sob nossa administração, a ponte será submetida a intervenções de alargamento e demais adequações, seguindo o padrão das melhorias já entregues nas pontes sobre o Córrego Pouso do Meio na BR-153, Rio Baião e Rio Lajinha, na BR-414, e sobre o Córrego Cancela, na BR-080.
Por fim, a Concessionária reforça que seu corpo técnico realiza monitoramento contínuo de todas as estruturas para garantir a segurança dos usuários, especialmente neste período de aumento no fluxo devido às festas de fim de ano.
Entendemos que recentes casos envolvendo pontes em outras regiões podem gerar apreensão, mas reforçamos que a disseminação de informações sem a devida avaliação técnica pode provocar interpretações equivocadas, causando preocupações desnecessárias entre os usuários. Por isso, orientamos que os usuários busquem fontes confiáveis e priorizem dados técnicos ao compartilhar informações. Nosso compromisso é assegurar a segurança e a transparência em todas as nossas operações, mantendo a sociedade sempre bem informada”.