10/08/2017 às 07h07min - Atualizada em 10/08/2017 às 07h07min

Wlado, ‘temitete’ garanhão, responderá por assédio sexual

 
Acusado de machista, deputado pode perder o mandato. Foto/Reprodução do Google
 

 

O PSB entrou nesta quarta-feira, 9, com uma representação contra o deputado Wladimir Costa (SD-PA) no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar, após suposto assédio contra uma jornalista. A ação foi encampada pelo deputado Júlio Delgado (PSB-MG). O acusado, além de ser chamado por amigos íntimos de Wlado,  tem sido apelidado de ‘Temitete’, por sua suposta paixão pelo presidente Michel Temer.

Costa ganhou destaque nacional após declarar que votaria contra a denúncia apresentada contra Temer e exibir uma tatuagem com o nome dele no ombro. Na semana passada, Temer jantou com deputados da base aliada na véspera da votação da Câmara. Na ocasião, a jornalista Basília Rodrigues, da rádio CBN, pediu que o deputado do SD do Pará mostrasse a marca feita em homenagem ao presidente, uma vez que havia dúvidas se o desenho era definitivo ou se tratava de uma tatuagem temporária

Na frente de outros repórteres e deputados, Costa respondeu: “Pra você, só se for o corpo inteiro”. Em seguida, após ser perguntado, novamente, por Basília, o deputado do SD disse: “Eu tenho várias tatuagens no corpo inteiro, amor”. Ela relatou o caso nas redes sociais e disse que, na ocasião, vários deputados pediram desculpas a ela e ficaram constrangidos com a resposta de Costa.

Após a repercussão do caso, o deputado paraense voltou a fazer ataques contra Basília no Facebook e disse que jamais poderia ser acusado de assédio, pois “basta ver as fotos da mesma e todos irão ver que ela foge totalmente dos padrões estéticos que, supostamente, despertaria algum tipo de desejo em alguém”.

Na peça, o PSB alega que Costa “cometeu ataques morais e de flagrante desrespeito” contra a jornalista e destaca que ela se dedica há mais de dez anos a coberturas políticas e do Judiciário em Brasília. O partido também afirma que “a atitude vexaminosa e reprovável do deputado, além de ofensiva à profissional e cidadã Basília Rodrigues, expôs a Câmara dos Deputados e contribui para a deterioração da sua imagem institucional perante a sociedade, ocasionando uma quebra de confiança e credibilidade nas instituições democráticas”.

De acordo com a legenda, Costa teve uma “postura jocosa e machista” e “praticou atos de discriminação de gênero contra a jornalista, evidenciando nítido machismo e misoginia, o que fere a ética e o decoro parlamentar”. Na peça, a sigla pede para que a representação seja analisada “para aplicar punição cabível e na exata extensão das condutas praticadas pelo deputado”.

Procurado, o deputado disse que a ação foi movida pela agremiação porque Delgado tem “problemas pessoais” contra ele. Segundo Costa, eles protagonizaram diversos embates tanto no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara como em outras comissão da Casa.

O deputado do SD também rechaça a acusação de que tenha assediado Basília. “Eu não tenho uma tatuagem, eu tenho várias, eu tenho sete tatuagens. O fato de dizer ‘Pra você, eu mostro tudo’ e ainda em tom de brincadeira… Eu não disse ‘Pra você, eu fico nu, eu fico despido, eu fico pelado’. Eu não usei esses termos. Aí, não há quebra de decoro e muito menos assédio”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »