O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi extubado na noite desse domingo (5/1) e apresentou melhora no quadro de saúde. Apesar do avanço, ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei.
De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (6/1), Fuad evoluiu nas últimas 24 horas, com normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhora dos parâmetros respiratórios.
O prefeito foi internado na sexta-feira (3/1) com insuficiência respiratória aguda, em decorrência de uma pneumonia. Após a extubação, o prefeito passou a receber suporte de oxigenoterapia por meio de cateter nasal.
Exames laboratoriais indicaram redução nos índices inflamatórios e infecciosos. Ainda segundo a equipe médica, Fuad respondeu e obedeceu adequadamente aos comandos solicitados, que não foram detalhados.
Histórico
A internação atual é a quarta em 40 dias. Fuad já havia sido hospitalizado em 19 de dezembro, quando apresentou diarreia e sangramento intestinal.
Na ocasião, recebeu alta após quatro dias. Antes disso, em 6 de dezembro, o prefeito foi internado por pneumonia e sinusite, recebendo alta no dia 14 do mesmo mês, após passar por sessões de fisioterapia motora e respiratória.
O histórico de internações do prefeito também inclui um episódio em 23 de novembro, quando ele foi internado com dores intensas nas pernas, decorrentes de sequelas de um tratamento oncológico realizado ao longo de 2024. Na ocasião, Fuad permaneceu hospitalizado por cinco dias antes de receber alta.
No sábado, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que o prefeito entraria de licença médica a princípio, por 15 dias.
Segundo nota enviada à imprensa pela PBH, a licença acontece conforme atestado médico emitido pelo Dr. Enaldo Melo de Lima, para o tratamento de pneumonia. Neste período de ausência de Fuad, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), assume interinamente o comando do Executivo municipal.