Após um intervalo de sete meses sem radares de fiscalização eletrônica, os equipamentos voltam funcionar em Goiânia ainda neste mês de janeiro, conforme previsão da nova gestão do Paço Municipal. Na noite de segunda-feira (6/1), os primeiros aparelhos foram instalados na Avenida Perimetral Norte e no Setor Cândida de Moraes, mas começarão a operar somente após a perícia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A licitação, concluída na gestão de Rogério Cruz, dividiu a cidade em duas áreas — Norte e Sul — com base em um eixo formado pela BR-153, a Avenida Universitária e a Avenida Castelo Branco. A área norte ficará sob a responsabilidade do Consórcio Fiscaliza Gyn, pelo valor de R$93 milhões, enquanto o Consórcio Anhanguera Segurança ficará com a parte Sul, com uma proposta de R$ 117 milhões.
Este último consórcio também venceu a licitação para o Centro de Controle Operacional (CCO), com custo de R$ 32,39 milhões por 60 meses de prestação de serviços, conforme o contrato assinado pelo ex-prefeito Rogério Cruz (SD) em 19 de dezembro.
Radares em Goiânia tem objetivo de reestabelecer ordem no trânsito, afirma secretário
Tarcísio de Abreu, secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia, afirmou que a retomada da fiscalização tem como objetivo restabelecer a ordem no trânsito, com motoristas respeitando os semáforos e os limites de velocidade. O contrato prevê a instalação de até 602 faixas de radar em Goiânia ao longo de um ano.
Os equipamentos foram removidos da capital em junho de 2024, após a saída de Eliseu Kopp, responsável pela gestão anterior de fiscalização eletrônica.
Novos semáforos permitirão ‘onda verde’
Além disso, o novo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou investimentos de cerca de R$ 100 milhões para modernizar o sistema de semáforos da capital, com a instalação de equipamentos inteligentes que permitirão a sincronização dos sinais em “onda verde”, otimizando o trânsito e priorizando o transporte coletivo em corredores exclusivos e preferenciais. O processo de licitação para essa modernização ainda será realizado.
A nova gestão da prefeitura de Goiânia diz que está ampliando a rede de corredores exclusivos para ônibus e motocicletas. As faixas, que priorizam esse tráfego, foram liberadas para uso no dia 6 de janeiro de 2025, como parte das ações voltadas para a melhoria da mobilidade urbana na cidade.