Casos de dengue em 2025 representam 11% dos casos do ano passado, em Goiás

Diante do cenário alarmante, 16 cidades goianas foram colocadas em estado de alerta devido à alta incidência da dengue

19/01/2025 07h19 - Atualizado há 2 dias
Casos de dengue em 2025 representam 11% dos casos do ano passado, em Goiás
​Mosquito da dengue(Foto: Reprodução - Agência Brasil - Reuters)

Nos primeiros dias de janeiro, Goiás já registrou 1.402 casos de dengue, segundo dados do Painel de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Com um total de 3.939 notificações até a última sexta-feira (17), o registro de casos é 89% menor se comprado ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 12.479 casos. Apesar da diminuição, o alerta para o risco elevado de uma epidemia continua, em especial com a circulação do sorotipo 3 da doença, que já foi identificado em Rio Verde, Anápolis e Goiatuba.

Cristina Laval, superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, explica que houve uma mudança nos sorotipos predominantes entre 2023 e 2024. O sorotipo 1 é o mais comum, mas deu lugar ao sorotipo 2 em 2024, que representou 75% das amostras coletadas. Essa inversão pode indicar um aumento de casos graves devido à falta de contato da população com o sorotipo 2.

Para 2025, o cenário permanece preocupante com a prevalência do sorotipo 2 e a nova ameaça do sorotipo 3. “Não existe uma diferença da sintomatologia entre eles. Todos eles podem levar desde casos com poucos sintomas até casos graves. O que mais importa é que quando você tem um grande número de casos, como nós tivemos, por exemplo em 2024, maior a possibilidade de ter casos graves e com sinais de alarme.

Consequentemente, você tem mais óbitos por uma série de questões, sobrecarga no serviço de saúde, uma dificuldade maior de acesso do paciente para a hidratação”, destaca Laval.

Cidades em alerta
Durante uma reunião com prefeitos, o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis Santos, destacou que as cidades mais populosas do estado estão entre as mais afetadas: Goiânia contabilizou 372 casos, Aparecida de Goiânia teve 280 e Anápolis registrou 16.

Além disso, seis mortes estão sob investigação – três em Goiânia e outras em Jataí, Heitoraí e Mozarlândia. Embora os números sejam significativos, eles ainda são inferiores aos registrados no mesmo período do ano anterior, quando Goiás enfrentou um surto histórico com 12.479 casos.

Diante desse cenário alarmante, 16 cidades goianas foram colocadas em estado de alerta devido à alta incidência da dengue: Iporá, Diorama, Itapaci, Faina, Itapuranga, Guarinos, Amorinópolis, Mozarlândia, Caçu, Brazabrantes, Mundo Novo, Santo Antônio de Goiás, Davinópolis, Cromínia, Mossâmedes e Arenópolis. O governo estadual anunciou medidas para intensificar o monitoramento e as ações de controle nos municípios afetados.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »