Uma nova auditoria está em andamento no Tribunal de Contas da União, para garantir que as crianças tenham acesso a creches de qualidade. A unidade nossa aqui do TCU, especializada na área, iniciou o trabalho para verificar a oferta de vagas em creches nos municípios, focando na equidade, na oportunidade, enfim, no equilíbrio e, especialmente também, na transparência.
A fiscalização vai avaliar a capacidade do governo federal, em parceria com os estados e municípios, de atender as políticas públicas de primeira infância, seguindo o marco legal da primeira infância. A primeira infância é muito importante, dá uma motivação, dá uma energia e dá uma orientação e um direcionamento para o jovem. Nós temos 2,3 milhões de crianças de 0 a 3 anos fora das creches.
É hora de uma ação imediata. Pais, muitas vezes, não conseguem dar atenção devido à falta de clareza na oferta de vagas, fato que têm dificultado o controle social e o planejamento. Sem conhecimento da demanda real, é muito complicado expandir as creches e reformar as existentes.
Vale dizer que foi realizado um painel com especialistas com o objetivo de aprimorar essa auditoria. A luta pela educação infantil é de todos nós. Vamos juntos garantir um futuro melhor para as novas gerações.
Estamos de olho aonde vai o seu dinheiro. Esse dinheiro é do povo brasileiro, tem que ser bem aplicado. Não podemos deixar 2,3 milhões de crianças fora das creches, sem orientação para aperfeiçoar as gerações futuras.