Estimados leitores, vamos tratar sobre um assunto que impacta diretamente o seu bolso, o transporte ferroviário de cargas. Por que que impacta o seu bolso? Porque todo mundo viaja e transporta as coisas e quando não tem um bom transporte, quem paga essa conta é o consumidor. Então o Tribunal de Contas da União realizou uma auditoria que revela um cenário preocupante.
Mais de um terço das nossas ferrovias não teve tráfego em 22. Isso representa 36% da nossa malha ferroviária, que está totalmente desestruturada, de 30.000 quilômetros, que atualmente respondem por apenas 17% da matriz de transporte do país. Temos 61% de ferrovias, não, temos 61% de rodovias e só 17% de ferrovias.
É importante que as ferrovias possam ser melhoradas na nação para diminuir o custo e, consequentemente, o seu poder de compra. O TCU identificou a falta de políticas específicas e metas claras para ampliar o uso de transporte ferroviário. É urgente que se estruture ações que incentivem a participação do setor privado e diversifiquem os tipos de cargas transportadas.
Nós temos uma estrutura imensa hoje de produção na área da agricultura e atualmente as ferrovias estão concentradas principalmente em exportações de commodities, como minério, ferro e soja. Mas ainda é muito carente, precisamos mudar isso, é fundamental também incluir cargas gerais e de maior valor agregado para atender o mercado interno e, com isso, baratear nossos produtos. É necessário baratear.
Eu sou favorável a rodovias. Eu já fui até caminhoneiro, eu transportava soja na época em que eu era jovem, lá na propriedade do meu pai, lá no interior do Rio Grande do Sul. Então, eu sou favorável.
Mas o transporte rodoviário também está entrando em colapso, porque não consegue atender. É muita produção, é muita riqueza que a nação produz. Em 22, 71% das cargas movimentadas por trem foram de minério e de ferro.
Eu estive lá recentemente no Pará. É lá que se concentra, é um futuro mais equilibrado, mas é somente naquela região. A logística prevê que, até 35, as ferrovias representam 30% da matriz de transporte.
Estamos avançando, mas muito lentamente. E o meio ambiente também se beneficia com o uso das ferrovias, pois cada vagão carrega equivalente a três caminhões. Eu não sou contra os caminhões, mas nós temos que exportar a nossa riqueza, isso significa que um trem de 120 vagões evita a poluição de 360 caminhões e ainda reduz o trânsito nas estradas do país.
Temos que continuar com os caminhões, mas estamos entrando em colapso. É só ver as filas e a estrutura muito despreparada, não conseguimos manter as estradas no país. O transporte rodoviário tem que ser mais eficiente e isso vai beneficiar toda a população.
Haverá redução de custos e os produtos chegarão mais baratos a todos. Estamos de olho, porque quem paga tudo isso é a sociedade brasileira. Estamos de olho para onde vai o seu dinheiro.
Temos que ter eficiência, eficácia e efetividade para entregar resultados para a sociedade brasileira.