Pedro Vaca, relator para a liberdade de expressão de órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), vai receber, nesta terçafeira, 11, representantes da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav) e o advogado Paulo Faria, que cuida do caso do exdeputado Daniel Silveira.
Em um vídeo, a presidente da Asfav, Gabriela Ritter, lembrou que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à OEA, recebeu uma série de denúncias de violações de direitos dos presos no protesto de 2023. Um dos manifestantes que também será ouvido é o jornalista Marcos Vanucci.
A OEA chegou ao Brasil em 9 de fevereiro, a convite do governo Lula, e ficará até o dia 14 deste mês. O grupo fará um giro por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Visita de relator para a liberdade de expressão da OEA ao STF
Na tarde de ontem, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes receberam Vaca na sede do tribunal.
Barroso começou a reunião com explicação sobre o conjunto de fatos ocorridos no país que “colocou em risco a institucionalidade” e exigiu a “firme atuação do Supremo”. O juiz do STF fez menções ao ex-deputado Daniel Silveira, a situações de suposto risco democrático e ao 8 de janeiro.