Estimados leitores, o Tribunal de Contas da União alertou o governo sobre o sério risco para o cumprimento da meta fiscal em 2025. Há um duplo risco nas projeções do governo para o resultado primário de 2025. Isso porque as estimativas e receitas são consideradas muito otimistas e há chances de surpresas com o aumento das despesas obrigatórias.
A máquina vai parar. Por isso, a nossa equipe técnica, as premissas que estão sendo utilizadas pelo governo para a estabilização da dívida pública nos próximos anos, podem ser fora da realidade. E o mais preocupante é o texto e o alerta para o risco de paralisação da máquina pública até 28 com alta despesas obrigatórias.
Será que a máquina quebra? É o que nós estamos alertando, os números estão mostrando isso. De acordo com os cálculos que foram realizados, o espaço para os gastos livres dos ministérios que mantêm toda essa estrutura pode ser reduzido em 88, quase 90%. Isso quer dizer que haverá muito menos dinheiro disponível para investimentos e programas essenciais.
Amigos, esse é um alerta muito sério, que merece nossa atenção. A sustentabilidade das contas públicas e a capacidade do governo de cumprir suas obrigações estão ameaçadas. Tem que ter um controle disso.
Já alertamos isso. E agora o TCU está sinalizando que há riscos reais para a meta fiscal e para a estabilidade fiscal do país. Esse é um assunto que afeta a vida de todos os brasileiros.
Então fiquem atentos. Estamos alertando aonde vai o seu dinheiro.