14/08/2017 às 13h50min - Atualizada em 14/08/2017 às 13h50min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta segunda-feira (14/8), durante a assinatura do decreto que formaliza a criação do Programa Cidades Limpas, o lançamento da operação em Águas Claras e a inauguração de Posto de Vacinação

Assessoria de Comunicação Social

 

 

É uma alegria muito grande estar aqui em Águas Claras, mais uma vez, agora lançando a 21ª edição do Cidades Limpas, ao mesmo tempo, formalizando esse programa e inaugurando o posto de vacinação, que é uma reivindicação da comunidade de Águas Claras.

É importante registrar os benefícios, as benfeitorias que vêm sendo realizadas aqui, como o recapeamento das vias, as ciclofaixas, as praças, o quartel do Corpo de Bombeiros, enfim, reivindicações da comunidade, que ouvimos da comunidade e que trouxemos em forma de investimentos do Governo de Brasília. Importante registrar também o apoio que temos recebido da deputada Telma Rufino aqui na cidade, também na cidade de Arniqueiras, colocando as suas emendas que permitem fazer esses investimentos aqui, em Arniqueiras, no Areal. Estamos fazendo a regularização fundiária de Arniqueiras e queremos concluir esse processo ainda no nosso governo.

E o Cidades Limpas, os resultados estão aí. Todo esse trabalho de limpeza de bueiros, de operação tapa buracos, corte de grama, podas de árvores, retirada de entulhos, retirada de carcaças de automóveis. Aqui, só em Águas Claras, há mais de 100 carcaças de automóveis já identificadas. Seus proprietários já foram identificados e serão retiradas se os proprietários não o fizerem. Esse trabalho tem garantido uma redução muito significativa nos casos de dengue, zika e chikungunya, algo em torno de 85% de redução em relação ao mesmo período do ano passado. Como disse o secretário Humberto, é muito importante continuarmos vigilantes porque, realmente, esse é um desafio permanente. Essa é uma epidemia que tem ciclos. O ciclo de reprodução do mosquito também se modifica muito, ele se adapta muito facilmente a condições diferentes, portanto, nós temos que, permanentemente, manter as cidades limpas.

Quero agradecer muito os trabalhadores das diversas instituições, especialmente, os trabalhadores da Valor Ambiental aqui presentes, trabalhadores do SLU e da Vigilância Ambiental, da Secretaria das Cidades, das administrações regionais, do Detran, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Defesa Civil, enfim, da Novacap, todos os servidores — salvo engano —, são 238 servidores que, durante uma semana, estarão aqui, mais de 70 equipamentos aqui, durante duas semanas, fazendo a limpeza da cidade de Águas Claras.

É muito importante registrar a relevância deste posto de vacinação. É um singelo posto de vacinação, o aproveitamento de um posto policial, mas que tem enorme resultado numa política de saúde pública. Eu me lembro muito de um ditado popular que diz que prevenir é melhor do que remediar, e não existe prevenção melhor do que a vacinação. É importante registrar que a vacinação é o serviço do Sistema Único de Saúde. Muitas vezes, a gente pensa que as pessoas de classe média ou até as pessoas de alto poder aquisitivo não utilizam o Sistema Único de Saúde, e utilizam, sim. O Sistema Único de Saúde é universal, tem essa característica imprescindível, e um dos grandes serviços prestados pelos SUS é o da prevenção através da vacinação, da imunização através da vacinação, portanto, é muito importante que os pais, que as mães, que os trabalhadores, as trabalhadoras utilizem esse posto para poder evitar doenças que podem ser evitadas a partir da vacinação.

Portanto, parabéns, Valdecir, por essa parceria com a comunidade, parabéns à Secretaria de Saúde por estar ampliando a prestação de um serviço, parabéns e muito obrigado a todas as trabalhadoras e trabalhadores, e um obrigado especial à orquestra Musicando no Cerrado, da Casa Azul. É uma alegria muito grande. Muito obrigado, maestro Rogério Silva, também a pedagoga Magda Cristina por estarem nos brindando com essa orquestra. Convido a todos para que possamos, depois de escutar a música da orquestra, tomar um café da manhã e que tenhamos uma semana de muito trabalho, muito proveitosa. Aproveitando para parabenizar os aniversariantes, Telma Rufino, Marcelo Dourado, e alguém mais aniversariante que esteja na plateia. Grande abraço e uma ótima semana de trabalho para todos.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »