A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) tem retirado, em média, 400 kg de lixo em apenas 3 pontos da cidade. A grande quantidade de lixo fica nas imediações do Centro Pop, da Praça da Matriz de Campinas e a Região da Rua 44. Entre os itens recolhidos estão garrafas, travesseiros, cobertores velhos, sofás, móveis e restos de utensílios domésticos.
“A sujeira causa impacto visual na cidade, além de ser um ambiente propício para a proliferação de doenças. Por isso, é importante que o cidadão ajude a manter a cidade limpa”, afirma o presidente da Comurg, coronel Cleber Aparecido Santos.
Somente em frente ao Centro Pop, localizado na Alameda Botafogo, no Centro de Goiânia, foram retirados 200 kg de lixo que haviam sido jogados pela população.
Além do Centro Pop, outras áreas da cidade também enfrentam problemas com o lixo. A Praça da Igreja Matriz de Campinas, localizada na Avenida Rio Grande do Sul, no Setor Campinas, é outro local onde ocorre com frequência o acúmulo irregular de lixo. Os frequentadores chegam a amontoar até 210 kg de lixo diariamente no local.
Já na Região da 44, a equipe da Comurg retira cerca de 100 kg de lixo por dia. “Esse tipo de atitude não pode ser tratada com naturalidade, pois é um comportamento antissocial. O lixo causa mau cheiro e perturba os moradores e frequentadores do local”, destaca o coronel.