Goiânia: Plano que reformula o trânsito e proíbe estacionamento em grandes avenidas é publicado no Diário Oficial

O decreto também prevê medidas para otimizar o transporte coletivo

19/02/2025 07h07 - Atualizado há 2 dias
Goiânia: Plano que reformula o trânsito e proíbe estacionamento em grandes avenidas é publicado no Diário Oficial
Prefeito Sandro Mabel, ao lado de Tarcísio Abreu, secretário da Engenharia de Trânsito (Foto: Alex Malheiros)

A Prefeitura de Goiânia instituiu, nesta segunda-feira (17), o Programa Nova Mobilidade, por meio do decreto, publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa, estabelece diretrizes para a integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na cidade, incluindo a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.

O plano também prevê medidas para otimizar o transporte coletivo. “Com a implementação do plano, vamos transformar Goiânia em uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Sandro Mabel (UB). Entre as medidas mais polêmicas, está a proibição de estacionamento em avenidas de grande circulação de veículos, como a Jamel Cecílio e a 136. No total, são onze vias.

Plano Nova Mobilidade reformula trânsito em grandes avenidas da capital

Uma das principais novidades do programa é a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real do trânsito e do transporte público. A estrutura contará com imagens de câmeras, radares e semáforos, além da plataforma Google Waze for Cities, permitindo um controle mais preciso do fluxo viário e da mobilidade urbana.

Outra novidade é a implantação do conceito de “metronização”, que buscará oferecer aos ônibus características operacionais semelhantes às dos sistemas ferroviários, garantindo maior previsibilidade nos deslocamentos.

“Estamos comprometidos em priorizar o desenvolvimento de soluções que valorizem o transporte coletivo como uma opção viável e atrativa para os cidadãos de Goiânia e Região Metropolitana”, destacou o secretário de Engenharia de Trânsito de Goiânia, Tarcísio Abreu.

Nos primeiros 100 dias de implementação do programa, algumas medidas estratégicas serão priorizadas, como:

•             Criação de faixas preferenciais para ônibus;

•             Implantação da conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados, para melhorar a fluidez do trânsito;

•             Modernização do sistema semafórico para otimizar os tempos de sinalização;

•             Campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visando conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas.

Para viabilizar essas ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas do setor privado. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.


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