Estimados leitores, eu tive a oportunidade de viver um período no Japão e o Japão priorizou há muitos anos, há milhares de anos, mas após a Segunda Guerra Mundial, especialmente, o Japão priorizou o ensino médico como um ponto fundamental. E quem estuda no Japão sai com um curso profissional. Então o ensino médio é muito importante.
O Brasil comete equívocos nessa questão, porque nós priorizamos as universidades em detrimento do ensino médio. A consequência disso, nós temos hoje dificuldades de termos profissionais bem-preparados. Apesar das escolas técnicas, fica muito aquém comparado com outras nações com a grande evasão escolar.
Portanto, eu entendo que o programa Pé-de-Meia é de grande relevância para a nação e quanto ao mérito sou favorável. O que nós estamos questionando aqui é o formato de como foi encaminhado toda essa situação, sem passar por uma discussão orçamentária, sendo feita uma destinação de recursos para fundos privados e houve autorização legal para que isso acontecesse, mas não a utilização de pagamentos. E aí que vem a nossa divergência em relação ao que foi apresentado até agora aqui pelo governo.