Estimados leitores, como já venho dizendo várias vezes, o Tribunal de Contas fiscaliza a aplicação dos recursos que todos nós pagamos de impostos, mas que tragam resultados positivos para toda a sociedade. Prestamos conta a vocês, afinal sociedade são os contribuintes que pagam toda essa despesa. Nós, brasileiros, trabalhamos hoje 150 dias e todo esse dinheiro vai para pagar impostos no município, no estado, na União.
E o Tribunal de Contas tem que verificar se tem resultado, eficiência, eficácia nas políticas públicas e nós fizemos uma avaliação recentemente na questão da tecnologia da informação e comunicação, chamado TIC. Esse levantamento foi realizado para um mapeamento amplo sobre as políticas públicas para dar e subsidiar futuras ações de controle. Nesse levantamento, os técnicos identificaram mais ou menos 15 planos, estratégia ou programas associados ao desenvolvimento do setor que vão consumir nada menos que R$ 15 milhões.
Mas é dinheiro seu. A fiscalização do TIC dedicou a necessidade de dar mais transparência às informações sobre os recursos recebidos e os benefícios para o cidadão sobre essas políticas. E esse levantamento realizado também apontou oportunidades de a gente melhorar na definição de objetivos, no monitoramento e avaliação e a governança é fundamental para que isso aconteça.
É o meu, é o seu dinheiro suado que deve ser bem aplicado com eficiência e tem que haver transparência quando e como está sendo aplicado esse dinheiro que todos nós pagamos. Estamos vendo aonde vai o seu dinheiro.