Estimados leitores, a governança tem um papel fundamental para combater as desigualdades sociais. Porque aquele que consegue fazer governança, ele consegue priorizar aquilo que é essencial para a sociedade.
Alguns estados, por exemplo, no Brasil são ricos, entretanto, marcado pelo volume expressivo da população de baixa renda. O Brasil é campeão na produção de soja, milho e carne. Estamos alimentando o mundo, mas em contrapartida temos avanços de doenças como dengue, covid e outras que mostram a falta de governança.
O que eu estou dizendo é a falta de governança habitacional. Quem comanda as favelas é o crime organizado, são as milícias, é o traficante. Então, falta planejamento, falta monitoramento porque os prefeitos não conseguem fazer um trabalho de organização habitacional.
Aí quem comanda são esses integrantes do tráfico e das milícias que praticamente avançam no comando da sociedade, sem organização do Estado presente. Nós precisamos avançar com a governança, temos estrutura que garante a execução de políticas públicas na ponta para aqueles que mais precisam, para os trabalhadores que pagam impostos, para não deixar aumentar a criminalidade. A governança é a entrega de resultados, conseguimos planejar, avaliar e monitorar todas as políticas públicas com a governança e conseguimos fazer isso e priorizar o que é mais importante, mas somente com indicadores.
Hoje já temos indicadores de toda a nação. Precisamos agora impactar com a gestão e governança na administração pública envolvendo toda a sociedade.