Estimados leitores.
Eu não posso aceitar que a Agência Nacional de Migração tenha quatro funcionários para fiscalizar as riquezas da nação. Isso é inaceitável.
Tem quatro funcionários para acompanhar todas as nossas riquezas nacionais. Uma coisa incrível que eu vou escrever aqui, que eu não posso aceitar e por isso que eu fui reclamar, as empresas é que relatam o que eles estão tirando do solo brasileiro. Você imagina isso? A falta de governança da nação é uma coisa absurda.
É absurdo o que acontece no país. O ouro e o diamante, as riquezas maiores da nação, são subtraídas do povo brasileiro. Fora isso tem essa história do urânio, que eu já estou indo atrás. Há informações de que foi vendido para os chineses o nosso urânio de forma correta ou não, eu estou investigando isso, eu vou atrás.
Eu tenho que proteger a nação brasileira. Imagina o urânio, dá para fazer, são derivados de usinas nucleares. Como é que nós entregamos o nosso urânio para um país? Eu já propus a auditoria no tribunal para ir atrás.
Nós vamos atrás de tudo que está acontecendo na nação. Então a minha indignação é que o urânio foi vendido, ou o ouro, o petróleo, ou o diamante, o nióbio, todas as riquezas que nós temos, e não está sendo explorado de forma adequada, é porque falta governança, é porque o Estado é incompetente. E aí nós temos que transformar o Estado em competente.
Se nós, no TCU, fôssemos só procurar multar as obras inacabadas, os prédios abandonados, as licitações que nós temos que fiscalizar e só ficar na parte da legalidade, a gente não poderia pensar junto e dar caminhos para montar um planejamento estratégico para o futuro da nação e aproveitar melhor as nossas riquezas.