Estimados leitores no dia a dia, o cidadão fica muitas vezes indignado, fica muito chateado porque tem que pagar muitos impostos e o resultado entregue para cada um, na saúde, na educação, na segurança ou nas estradas, não é aquilo que ele espera pelo que é descontado do seu salário e é pago de impostos, especialmente em relação ao consumo, que se aproxima de 40%. O que fazer? O Tribunal de Contas da União tem a função de cuidar do erário. O que é o erário? O erário são todos os recursos que o cidadão paga para o governo federal, estadual e o governo municipal.
A tese da governança que estamos implantando no Brasil procura acompanhar aonde está indo esse recurso. As obras inacabadas, os prédios abandonados, falta um planejamento, não temos uma estratégia adequada para começar uma obra e terminar. Recentemente fizemos um levantamento de 14 mil obras inacabadas nos estados, no município e na União.
Portanto, o dinheiro que pertence a cada um de vocês muitas vezes é direcionado para desvio, fraude e corrupção e o cidadão perde a esperança, perde a capacidade de continuar trabalhando com o mesmo afinco para poder pagar os seus impostos e não ter um resultado adequado para sua família e para si mesmo. Seja na segurança ou seja na saúde, como já citei, em todos os setores nós temos dificuldades de entrega de resultado para a sociedade pela incapacidade de organização do município, do estado e da União. Para capacitar a organização e viabilizar essa situação que nós estamos trabalhando para implantar a governança no país.
E nesse sentido estamos agora já, além dos indicadores, fazendo as chamadas auditorias para ver o desempenho, não somente a parte de legalidade dos atos, a conformidade que se chama, mas também a entrega de resultado em relação a educação, saúde, segurança e todos os setores da vida pública. Ver a eficiência como um todo para que o cidadão não fique indignado por pagar próximo de 40% dos impostos e não ter um resultado de bom nível para ele e para os seus familiares. Vamos juntos nessa caminhada trabalhar para o aperfeiçoamento da governança nos estados, municípios e União.
É a nossa meta.