Estimados leitores, nós gastamos muito dinheiro na segurança, mas não temos uma boa governança na parte de segurança, seja na Polícia Militar, Polícia Civil, não por culpa dos militares em si, porque o militar ele tem uma formação e uma disciplina muito importante que dá a capacidade dele de fazer um trabalho em defesa do cidadão. O que falta fazer na parte da segurança da nação é dar condições de equipamentos, da estrutura para que funcione a governança. Falta organização da gestão.
Governança ela está de forma intrínseca, ou seja, muito forte ligada com a gestão, mas se não tem uma boa governança do todo, ou seja, uma macro governança e uma transversalidade do que acontece com o Estado, Município e União, não funciona. Então o Brasil gasta muito em segurança, mas gasta sem governança e a consequência é que o crime aumenta. E também a consequência é que nós não temos políticas estruturantes em outros setores que possam diminuir a questão da segurança.
Por exemplo, é um tema para ser debatido mais à frente, a ocupação que existe nas cidades de forma desordenada, sem estruturação do Estado, do Município e da União. As favelas que se criam por desorganização do Estado são os principais fatores que levam aumento da criminalidade, com aumento das milícias e com aumento do tráfico de drogas e com aumento da criminalidade por incompetência e incapacidade de organização do Estado que eu falo é Estado, Município e União. É um tema para reflexar, aonde vai o seu dinheiro? Vai muito dinheiro para todos os setores, mas como não há organização, aumenta a criminalidade e quem paga com isso é a sociedade.