BRUMADINHO NÃO PODE TER REPETECO.

15/03/2025 12h28 - Atualizado há 2 semanas
BRUMADINHO NÃO PODE TER REPETECO.
Foto: MTG/CSM

Estimados leitores.  Não é admissível, muito menos podemos aceitar, que uma catástrofe como aconteceu em Brumadinho, lá em Minas Gerais, volte a acontecer. Falta prevenção.

No Terminal de Contas da União, determinou a Agência Nacional de Mineração que, em conjunto com a Agência Nacional de Águas e Saneamento, elabore um trabalho com um plano de ação direcionada a cumprir as leis para evitar mortes. Uma auditoria realizada na terceira etapa do acompanhamento da catástrofe de Brumadinho para avaliar as ações na área de segurança de barragens, de rejeitos, de mineração, observou que existem deficiências nas condições estruturais e operacionais da defesa de serviços municipais e essa ausência de participação relevante, especialmente na defesa civil e na ausência de uma participação da população, pode causar situações dramáticas como aconteceu em Brumadinho. Foi verificado que 72% das defesas civis municipais do país não possuíam telefone fixo exclusivo e mais da metade não tinham telefone celular com internet.

Dois terços das defesas civis dividiam o espaço físico com outra secretaria. Em apenas 10 defesas civis ofereciam curso aos núcleos comunitários de proteção e defesa civil. Isso tem que mudar.

É a falta de governança. Se não tem governança, não tem controle para onde está indo o seu dinheiro e a nossa preocupação. Tem que haver prevenção.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »