Estimados leitores, uma auditoria do Tribunal de Contas da União revelou que entre 2014) e 2021, perto de 70% dos títulos minerários, ou seja, das autoras, não pagaram os devidos royalties. E a sonegação chegou a 40% entre 2017 e 2022. Essa área de mineração é uma verdadeira esculhambação no Brasil.
Traficantes, exploração ilegal em várias áreas indígenas, situação dramática da nação. E nós não temos uma fiscalização adequada. A agência que trata da mineração tem apenas três fiscais que atuam em todo o Brasil, uma situação insustentável.
Roubam o nosso ouro, roubam nossos diamantes, roubam nossos minerais e o Estado é incompetente. Cabe o governo fazer, mas tem que fortalecer a Agência Nacional de Mineração, que fará essa regulação, porque não está fazendo como fazer com três, quatro fiscais. Não tem como.
Todo mundo continua assaltando o Brasil, roubando o Brasil e aí o Tribunal de Contas tem que reclamar porque esse dinheiro pertence à sociedade brasileira, pertence ao povo brasileiro e que todo mundo vai, pouco a pouco, desviando, fraudando e não pagando royalty, não paga nada e todo mundo ataca a nação. Estou fazendo uma grande auditoria para mostrar e o governo, dessa forma, fortalecer junto com o Congresso Nacional uma agência de mineração que regule esse mercado, que é uma verdadeira tragédia para o Brasil.